Prefeito de Vitória se reúne com especialistas para dialogar sobre Regularização Fundiária

Prefeito de Vitória se reúne com especialistas para dialogar sobre Regularização Fundiária
Prefeito se reúne com especialistas para dialogar sobre Regularização Fundiária

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, juntamente com a equipe de Regularização Fundiária do município, participou de reunião com o Professor Doutor Mauro Claro, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, para apresentar o programa de regularização fundiária do município e tratar sobre assuntos que permitam otimizar o trabalho.

Para isso, houve uma explanação sobre o panorama do rápido processo de urbanização que ocorreu no município na década de 1960- 1970 , o que ocasionou a ocupação dos morros e dos locais ambientalmente sensíveis como é o caso da região da Grande São Pedro.

Vale ressaltar que, em 1980, havia um grande lixão nesta área. A urbanização deste ponto só ocorreu entre as décadas de 1990-2000. Mas apesar da urbanização, a região ainda carecia da regularização fundiária que se deu em 2021 nos bairros Santo André e São José. Até o momento, 624 títulos já foram entregues.

Além do projeto de regularização fundiária, também foi apresentado nesta reunião a intervenção que tem acontecido na Orla Noroeste. A obra trata de uma série de melhorias para a região como a implantação de áreas de lazer, ciclovia, praças e paisagismo.

Como parte da apresentação, foi realizada uma visita técnica no bairro Santo André, onde foi possível verificar o estágio de urbanização de uma cidade integrada com arruamento, infraestruturas, comércio, serviços e equipamentos públicos e comunitários.

“A prefeitura de Vitória é um bom exemplo da importância da estrutura administrativa competente e da elaboração de políticas de longo alcance, como o Programa Terras. Possuidora de uma grande população habitante de áreas precárias, percebe-se que o esforço no sentido da inclusão social se dá pela ampliação da oferta de serviços e do acolhimento das demandas, todas legítimas e urgentes, dessa população. Também é notável a percepção por parte do Poder Público acerca da urgência da continuidade entre as sucessivas administrações.”, disse o Drº Mauro Claro.

A equipe também passou pelo estabelecimento da dona Santa Pereira, que mora na comunidade há mais de 40 anos. Ela relatou as dificuldades encontradas no inicio da ocupação da região e do documento de compra e venda original da época que servia como documento de posse. Atualmente, ela possui o título de regularização fundiária recebido do Município.

Márcia Terlizzi, assistente Social, pesquisadora, ex-coordenadora da Regularização Fundiária da SehabSP e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que também participou da reunião, falou sobre a importância da ação e do impacto causado pela visita. “A visita na área foi totalmente impactante, pois pudemos observar o resultado de anos de investimentos públicos de urbanização em uma área até então insalubre e impropria para moradia, que foi coroada com o reconhecimento do direito das famílias pelas suas casas lá construídas. Pudemos conversar com os primeiros ocupantes e nos emocionar com a alegria que representa a regularização fundiária para cada um deles. Verificamos também a conexão e a confiança da população no trabalho da equipe da prefeitura”, afirmou.

O Gerente de Regularização Fundiária, André Guimarães disse que: “a regularização fundiária de assentamentos precários reconhece ao morador de um terreno um dos maiores direitos que temos: o direito a terra ambientalmente saneada. Ou seja, por meio do programa de regularização fundiária reconhecemos o direito de propriedade do morador. E é muito importante e satisfatório mostrar a experiência do município de Vitória a outros instituições, município e estados, assim disseminamos conhecimento e trocamos experiências.”

Programa Casa Feliz e Segura

Além do programa de regularização fundiária, que já atendeu moradores da Grande São Pedro, Santo André, São José, Jaburu/Comunidade da Floresta, Santa Helena e Santa Martha, o município foca no Programa Casa Feliz e Segura, que engloba regularização fundiária, reconstruções, melhorias habitacionais e contenção de encostas. Só com melhorias habitacionais, serão beneficiadas, em um primeiro momento, 1.500 famílias de Vitória.

Gerência de Regularização Fundiária:

Telefones:  (27) 99619-6160/ (27) 98849-7729/ (27) 3382-3160

 

Fonte: PMV