Prefeitura de Vitória e Vale lançam Projeto Chuva de Sementes
Na perspectiva de preservar o meio ambiente e garantir a qualidade de vida na capital capixaba, a Prefeitura de Vitória deu mais um importante passo para a ampliação da cobertura vegetal na cidade. Na tarde desta terça-feira (11), ocorreu o lançamento do Projeto Chuva de Sementes, uma parceria com a empresa Vale. A iniciativa faz parte das comemorações do mês do Meio Ambiente (junho).
Por meio do projeto, o município vai receber um drone agrícola que auxiliará nas ações de reflorestamento no âmbito do programa VixFlora, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o objetivo de plantar uma muda de espécie nativa da Mata Atlântica por habitante da cidade de Vitória. A solenidade para assinatura do Termo de Doação do bem ocorreu durante a tarde no Parque Botânico Vale, localizado em Jardim Camburi. A entrega do drone ocorrerá em julho.
“Esse é um projeto muito importante que a Vale tem orgulho de participar. Nós nos preocupamos com o futuro. E poder aumentar o número de árvores da nossa cidade é significativo, sempre bem-vindo. A Vale investe no meio ambiente, haja visto as reservas e florestas que cuidamos”, destacou o diretor de Pelotização da Vale no Espírito Santo, Rodrigo Ruggiero. O representante da ONG SOS Mata Atlântica, Santo Firmino, pontuou que essa é um pauta muito importante para a cidade. “È mais um legado para a cidade de Vitória”, apontou.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, reforçou que é sempre muito bom caminhar com princípios, com ética e com políticas públicas eficientes e eficazes e que esse é uma legado para a capital e que se soma a parceria da iniciativa privada, aos coletivos ambientais e à sociedade civil. “Essa é construção que fazemos no dia a dia, em todas as pastas. Estou muito feliz hoje por trazer avanços junto com a Vale”, afirmou, lembrando que o drone vai trazer para a cidade inovação, tecnologia e desenvolvimento sustentado para a preservação do meio ambiente.
“O drone poderá levar sementes para a cidade em qualquer local, independente da angulação, se o terreno é ingrime ou não, independente do período do dia e até mesmo à noite. Também será capaz de pulverizar, fazer levantamentos por imagens. Um equipamento completamente ligado à pauta ambiental. E poder fazer isso com a iniciativa privada demonstra um grau de maturidade muito elevado, sempre pautado na ética e com princípios. Por isso estamos consolidando essa doação para que a cidade seja ainda mais arborizada”, observou Pazolini.
Dispersão
A dispersão de sementes a ser feita pelo drone especializado, será realizada em áreas de difícil acesso, principalmente as localizadas no Maciço Central de Vitória. A meta é dispersar em torno de 1 milhão de sementes nativas da Mata Atlântica, em áreas previamente mapeadas pela Semmam e observando os critérios técnicos e ambientais apontados pelo programa VixFlora, superando os limites do reflorestamento tradicional, durante o período chuvoso (a partir de outubro).
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explica que este novo equipamento permitirá a dispersão de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica sobre diversas áreas da capital. Palmeira juçara, ipê-amarelo, sapucaia, jequitibá-rosa e jacarandá, dentre outras, fazem parte da relação das espécies que serão usadas no reflorestamento e enriquecimento florestal destas áreas.”Ao longo da execução do VixFlora, observou-se a necessidade de ampliar a cobertura vegetal em áreas cujo plantio direto é dificultado pelo relevo acidentado de algumas regiões da cidade, tornando-se necessária a intervenção por dispersão aérea de sementes por meio de drones, o que agora, com a doação deste equipamento ao município, ajudará a acelerar o reflorestamento nas áreas selecionadas”, ressaltou.
Desta maneira, Tarcísio explica que o Projeto Chuva de Sementes deixará um grande legado no município de Vitória, colocando a capital como referência no Estado e no país, reforçando também o compromisso da atual gestão do prefeito Lorenzo Pazolini com o meio ambiente na luta pela preservação das florestas e, principalmente, com a agenda climática.
Ações verdes
A Prefeitura de Vitória realiza, fortemente, desde 2021, investimentos em reflorestamento, recuperação de nascentes, criação de novos parques e assegurando a biodiversidade da capital, visando construir uma cidade mais segura e humana para os moradores e se preparando para as questões climáticas adversas.
Nesse sentido, o município tem promovido o aumento de áreas verdes permeáveis, com o desafio de plantar uma muda de espécie nativa por habitante da cidade, por meio do Programa VixFlora. Para alcançar a meta, a prefeitura vem desenvolvendo diversos projetos com recursos próprios e em parcerias com organizações civis e empresas.
Como parte das ações de ampliação da cobertura florestal na capital, foi contratado serviço para fornecer, plantar e cuidar de 207 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Até o momento, já foram plantados mais de 57 mil mudas, em cultivos que incluem arbustos e plantas rasteiras nativas e recuperando ecossistemas, como a restinga e a Mata Atlântica.
Também promoveu a criação de novos parques e está em desenvolvimento o Programa Vitória + Verde com ações que visam a melhoria e a modernização dos parques naturais da cidade, dando condições de bem-estar à população, estimular e promover o turismo, a recreação e o lazer e aprofundar o conhecimento e a conscientização em relação ao meio ambiente, dentre outras iniciativas que culminam no desenvolvimento econômico da capital.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui