Procon: equipe finaliza visitas aos postos de combustíveis
A equipe do Procon Vitória finalizou as visitas aos postos de combustíveis da capital, fruto da operação que teve início por conta do reajuste do preço da gasolina, após denúncias da população acerca da cobrança de valores abusivos.
Ao todo, 41 postos de gasolina foram notificados para que entreguem notas fiscais de compra dos combustíveis, as tabelas de preços e documentos que justifiquem o aumento dos valores finais.
A partir da entrega dos documentos, a equipe fará análise e avaliação se houve ou não comportamento antieconômico.
O órgão atua considerando a Política Nacional das Relações de Consumo que reconhece a vulnerabilidade do consumidor e a necessidade de ação governamental no sentido de protegê-lo efetivamente.
A gerente do Procon Vitória, Denize Izaita, explica que esta é uma ação de averiguação das denúncias que indicam que os preços começaram a ser praticados um dia antes da data prevista pela Petrobrás para o reajuste. “A operação visa verificar se houve a adoção de comportamento antieconômico que evidencie a prática de aumento de preços, ainda com estoque antigo de combustíveis”, esclarece Denize.
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.