Procon realiza comparação de taxas de juros e identifica diferenças de até 300% entre bancos
O Procon de Vitória fez uma análise comparativa das taxas de juros praticadas por instituições financeiras em diferentes modalidades de crédito, como aquisição de veículos, cartão de crédito e empréstimo consignado. A coleta dos dados foi realizada no último dia 15 e foram verificadas diferenças de até 300% para as mesmas linhas de crédito em organizações diferentes.
Foi o caso dos juros do cartão de crédito (parcelado). A menor taxa encontrada foi de 3,00% (mês), menos de um terço da maior, que foi de 9,81%. No ano, a diferença acumula um aumento ainda maior: a menor taxa fica em 42,50%, enquanto a maior chega a 209,48%. Variação semelhante foi verificada na modalidade cartão de crédito (rotativo total). A menor taxa mensal verificada foi de 4,50%, enquanto a maior ficou em 15,90%. No ano, as mesmas taxas acumuladas sobem para 69,40%, a menor, contra 504,74%, a maior.
O levantamento foi feito por meio de consulta ao site do Banco Central do Brasil (no link https://www.bcb.gov.br/estatisticas/txjuros) e as comparações foram realizadas sobre linhas de crédito idênticas, encontradas em, no mínimo, três instituições. Foram contempladas dez modalidades: aquisição de veículos, aquisição de outros bens, cartão de crédito (parcelado), cartão de crédito (rotativo total), cheque especial, crédito pessoal consignado (INSS), crédito pessoal consignado (privado), crédito pessoal consignado (público), crédito pessoal não consignado e descontos de cheques.
“A pesquisa informa as menores taxas de juros encontradas e em quais instituições. Desta forma, o consumidor tem uma referência na busca por crédito”, explica a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Dados do Procon, Larissa Cicilioti. Ela ressalta que os percentuais informados correspondem ao período em que a pesquisa foi realizada e estão sujeitos a alterações.
O Procon de Vitória enfatiza a importância da pesquisa e da comparação entre diferentes instituições financeiras como estratégia de defesa do poder de compra e da sustentabilidade dos contratos. “Além disso, antes de contratar algum serviço de crédito, é essencial avaliar a capacidade de pagamento, ler cuidadosamente o contrato e analisar detalhadamente todas as informações, para evitar problemas futuros e garantir uma decisão financeira sólida”, lembra o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Confira a pesquisa
RELATÓRIO TÉCNICO – TAXAS DE JUROS – JUNHO 2023
TAXAS MÉDIAS AO ANO – PESQUISA DE TAXAS DE JUROS – JUNHO 2023
TAXAS MÉDIAS AO MÊS – PESQUISA DE TAXAS DE JUROS – JUNHO 2023
RANKING – PESQUISA DE TAXAS DE JUROS – JUNHO 2023
ENDEREÇO – PESQUISA DE TAXAS DE JUROS – JUNHO 2023
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.