Procura presente para o Dia das Mães? Visite a Feira de Mulheres Empreendedoras

Procura presente para o Dia das Mães? Visite a Feira de Mulheres Empreendedoras
Celia Maria Kokedamas na Feira de Mulheres Empreendedoras

A tradicional Feira de Mulheres Empreendedoras está maior, ganhou novas modalidades de artesanato e atraiu artesãs de municípios como Vila Velha, Serra, Cariacica e Aracruz. Nesta edição, que acontece nesta terça (7) e quarta-feira (8), as expositoras capricharam na criação de peças, kits e cestas para o Dia das Mães, que estão chamando a atenção das pessoas que circulam na Casa do Cidadão.

Entre as novidades da feira estão as kokedamas, que são plantas cultivadas em bolas de musgo, trazidas pela Célia Maria, de Vila Velha. “É a primeira vez que participo de uma feira e estou encantada com a receptividade das pessoas”, diz, animada com as vendas de plantas como bromélias e antúrios. Ela já utiliza a técnica há cinco anos, mas vendia apenas por encomenda e fazia pouca divulgação do seu trabalho.

Já Ivany Galdino é uma das pioneiras do grupo de empreendedoras, formado há três anos, e das mais assíduas em todas as edições. “Graças a Deus, com as vendas nos nossos eventos e feiras, tenho conseguido pagar as despesas de casa. Sou uma mulher empreendedora e vencedora”, diz, orgulhosa dos kits de beleza que para as clientes.

Empreendedorismo feminino

A Feira de Mulheres Empreendedoras foi criada em 2022 pela Coordenação de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). Na época, o objetivo era dar espaço para artesãs assistidas pelos serviços da Casa do Cidadão e fortalecer os pequenos negócios criados por participantes de cursos de empreendedorismo promovidos Semcid. O grupo inicial foi formado por 20 mulheres.

Segundo a empreendedora e articuladora Maria Bernadete România, a Belinha, somente a feira desta semana já conta com 28 expositoras e o grupo de empreendedoras tem cerca de 180 participantes. “Elas se revezam entre as exposições em centros comerciais, na Prefeitura, no Ciac e aqui. Algumas delas precisam fazer uma pausa na produção e na participação em eventos devido a tratamento de saúde ou para cuidar de assuntos pessoais e familiares. Mas o espaço delas está reservado”, diz Belinha.