Projeto de Lei de Pazolini na Câmara propõe auxílio extra para uniformes da Guarda de Vitória

Projeto de Lei de Pazolini na Câmara propõe auxílio extra para uniformes da Guarda de Vitória

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, encaminhou, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei que concede indenização extraordinária para pagamento das despesas decorrentes da aquisição de uniforme à Guarda Civil Municipal de Vitória.

De acordo com a proposta do executivo municipal, o pagamento será realizado aos servidores que realizaram a adesão ao cargo único, conforme Lei 10.014, de 28 de dezembro de 2023.

“A sociedade, hoje, entende que a Guarda Municipal de Vitória tem um papel preponderante na segurança pública, tanto na manutenção da vida no trânsito, na segurança viária, quanto na segurança urbana. Quando apostamos na unificação, foi uma aposta ousada para um gestor público. Mas nós estamos apostando, na verdade, em ter uma instituição forte em que temos confiança e proteja os capixabas. Afinal, a política passa e a instituição fica”, enfatizou Pazolini.

O prefeito relembrou que desde o início da gestão para cá, a Guarda de Vitória teve toda a frota de viaturas renovada, além dos investimentos em tecnologia e estruturação física da instituição. Agora, com a proposta do auxílio uniforme extra, investimento que deve custar R$ 700 mil aos cofres da prefeitura, será mais um avanço.

“O uniforme de cor azul será padronizado para todos os agentes que aderiram ao cargo único. É mais um reforço da atual gestão para a Guarda de Vitória, instituição referência de proteção para a população, de serviço público bem prestado, e também para outros municípios”, pontuou Amarílio Boni, secretário de Segurança Urbana de Vitória.

Se aprovado, o auxílio extra deverá ser pago ainda neste mês de março aos servidores que aderiram ao cargo único.

INVESTIMENTOS

Os investimentos da atual gestão na área da segurança não param pelo auxílio extra. A começar pela tecnologia adquirida. A cidade passou de 24 para 841 câmeras de videomonitoramento, tudo operacionalizado pela Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) da Guarda de Vitória.

Para processar tantas imagens, foi necessário o investimento de R$ 1,7 milhões para compra de softwares e o videowall, um super painel com 24 telas. Isso potencializou a ação dos agentes na segurança viária, no acompanhamento de ações criminosas, abordagens a criminosos e inibição de crimes. Também foi adquirido drone para monitoramento de grandes eventos, operações e trânsito.

Uma novidade da Guarda Municipal de Vitória foi a Gerência de Inteligência. Um grupo que trabalha com informações e levantamentos para desmantelar quadrilhas, ajudar em apreensões e reunir subsídios para investigações de outras forças de segurança.
Foram reformadas as bases de Santa Lúcia e dos grupamentos Romu e GTO, em Goiabeiras, além da mega estruturação da Base Operacional em Jucutuquara. Lá, foram criados vestiários, refeitório e ainda há planejamento de academia para atividade física.

Foi criada ainda a Ronda Ostensiva Municipal, a Romu, grupamento especializado para atuação em áreas de risco. No quesito armas e equipamentos, foram adquiridos 10 fuzis, 350 armas não letais (taser), 10 bafômetros e 25 impressoras a laser.

Os agentes receberam um aumento de remuneração de 37% e passaram a contar com a progressão de cargos e carreira, possibilitando a perspectiva de crescimento salarial dentro da corporação.

Depois de 12 anos, deu-se início ao processo para realização de concurso público para a Guarda de Vitória no intuito de ter, pelo menos, 100 novos agentes.

ATUAÇÃO

No último ano, também foi colocada em prática a atividade de ampliação da segurança nas escolas municipais, com a presença de agentes nas proximidades das escolas nos horários de entrada e saída de alunos de 109 escolas e cinco parques de ciência, além do dispositivo de Botão Escolar. A proposta tem uma ligação direta entre a escola e a Guarda e foi pioneira no Brasil.

Também na atual gestão, foi implantado o projeto SOS Comércio. Trata-se de um aplicativo para os comerciantes acionarem diretamente a Guarda de Vitória e compartilharem imagens com a Central de Monitoramento. Também são atendimentos os Botão Maria da Penha, ferramenta de proteção de mulheres vítimas de violência.

Nesse tempo, mais de 1300 criminosos foram retirados das ruas pelos agentes e 680 veículos recuperados no território da Capital. Na proteção pela vida no trânsito, foram realizadas 355 blitz.