Pronto Atendimento de São Pedro recebe nova rede de gases medicinais
Mais segurança para os pacientes e profissionais da saúde de Vitória. Na manhã desta quinta-feira (11), a PMV entregou a reforma da rede de gases medicinais no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro. Os gases medicinais são medicamentos na forma de gás, gás liquefeito ou líquido criogênico, isolados ou associados entre si e administrados em humanos para fins de diagnóstico médico, tratamento ou prevenção de doenças e para restauração, correção ou modificação de funções fisiológicas.
“Esse é mais um importante investimento de mais de R$ 500 mil que vai trazer conforto aos pacientes e segurança aos profissionais de saúde. Vitória já tem a melhor saúde pública do Brasil. E nós continuamos investindo para levar um atendimento ainda melhor, mais humanizado e com carinho. Essa obra representa uma vitória para toda a comunidade e também melhores condições de trabalho para os servidores da Saúde. Mas, principalmente, representa melhoria no atendimento para todos os pacientes que são atendidos neste Pronto Atendimento”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Para a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, a iniciativa representa um grande avanço para a unidade. “A disponibilidade de uma rede de gases estruturada promove o acesso ininterrupto em vários pontos onde os pacientes necessitem e confere maior organização e segurança aos processos de trabalho dos profissionais de saúde. O PA recebeu reforma de alguns setores, recebeu camas novas, equipamentos hospitalares, novos profissionais e agora vai contar com sistema de gás medicinal. Tudo isso representa o compromisso da administração municipal para oferecer o que há de melhor a população”, disse a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
No PA, foram instalados 95 pontos de consumo para gases medicinais. Antes das as obras, todo o abastecimento de oxigênio era realizado por meio de cilindros, que necessita de correto armazenamento e manuseio, e já não eram mais adequados ao volume diário de atendimentos no PA.
O consumo de oxigênio por cilindros requer controle por leito, pois as trocas dos cilindros precisam ocorrer no tempo correto para não interromper o tratamento de cada paciente. Além disso, é necessário rigoroso controle de reposição dos estoques junto à empresa contratada, que passou a abastecer de cilindros o Pronto Atendimento quase todos os dias.
“Agora, os gases medicinais irão chegar a cada leito em uma rede de tubulações específica e identificada para cada tipo de gás, partindo de centrais de abastecimento devidamente projetadas e instaladas”, falou o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui