Restauração e requalificação do Centro de Vitória foi destaque em Audiência Pública
Na noite dessa terça-feira (21), aconteceu uma audiência pública para apresentar um estudo prévio de requalificação das ruas Sete e Gama Rosa.
O estudo foi apresentado pelo secretario Marcelo de Oliveira, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (SEDEC).
Após apresentação, as vereadoras Camila Valadão e Karla Coser e os vereadores Duda Brasil e Gilvan da Federal fizeram inserções.
Eles concordaram que deve haver, acima das ideologias políticas e partidárias, que são essenciais numa democracia, uma pauta em comum: restaurar e requalificar o Centro Histórico da Capital.
Personalidades do ramo comercial, lideranças sindicais, membros das diretorias da Associação de Moradores do Centro de Vitória (AMACENTRO) e população em geral também tiveram voz. Estes participantes pontuaram sugestões ao estudo. Como, por exemplo, a inclusão de ruas como a Jerônimo Monteiro, Duque de Caxias, Barão de Itapemirim, entorno da Praça Costa Pereira, Rua do Rosário, rua Muniz Freire, entre outras na proposta.
Além disso, os participantes, alertaram sobre a importância de fazer melhorias considerando prioritariamente a história e o patrimônio histórico do Centro.
Também foi sugerida a ampliação da área proposta para cabeamento subterrâneo. Melhoria da drenagem, arborização, mudanças nas regras de reformas, para que se evite descaracterização dos prédios históricos, tombamento destes prédios, IPTU progressivo, incentivo a donos de imóveis em situação de abandono, investimento e geração de crédito para facilitar projetos de empreendedores e donos de imóveis que desejam restaurar suas edificações, mantendo o caráter histórico das mesmas, também foram temas pautados.
Houve grande participação popular e um clamor para que as próximas reuniões sejam em locais maiores.
Também foi falado sobre o andamento das Obras do Mercado Capixaba, que já se em encontra em processo de licitação para reforma, além da menção sobre as reformas futuras do colégio São Vicente e Viaduto Caramuru, bem como o corredor de murais que partirá da escadaria do Rosário em direção à rua 7 e Gama Rosa.
Fonte: Amacentro
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.