Saúde de Vitória promove ações para servidores da PMV

Saúde de Vitória promove ações para servidores da PMV

As unidades de saúde de Vitória estão realizando diversas ações voltadas ao público masculino, em alusão à campanha Novembro Azul. Nesta terça-feira (8),foi a vez dos servidores da PMV serem contemplados com os cuidados ministrados pela  equipe de Unidade de Saúde da Praia do Suá.

Durante a ação os houve aferição das taxas de glicemia, da pressão arterial, realização de testes rápidos para Covid-19 e para Infecções Sexualmente Transmissíveis, além de vacinação contra Covid-19 e Influenza.

“Assim como no Outubro Rosa, essa ação foi pensada em parceria com a Gerência da Comunicação da PMV, uma vez que o Palácio fica no território de atuação da nossa unidade. E novamente tivemos uma boa procura por vacinas, auriculoterapia e aferição de pressão”, disse a diretora da unidade da Praia do Suá, Kátia Fadini.

Dentre os vários servidores que participaram da ação, Alessandro Deorce, 51 anos, motorista da Secretaria de Obras (Semob), destacou a importância do Novembro Azul. “Nossa correria é tanta que, quando estamos trabalhando não temos tempo. E quando saímos de férias, o tempo é pra consertar coisas em casa, curtir a família e, com isso, vamos esquecendo de fazer exames. Mas nesse ano, pretendo fazer todos os exames de saúde que preciso”, declarou.

O assistente administrativo André Fortunato, 34 anos, também elogiou a ação “Especialmente para as pessoas que não tem tempo de ir a uma consulta durante o dia, esse tipo de ação acontecendo no local de trabalho ajuda muito. Todos do meu setor vieram”, disse.

Até mesmo munícipes aproveitaram para se cuidar, como o caso do senhor Sebastião Garcia, 58 anos, que foi à Prefeitura acompanhando sua esposa e aproveitou para conferir como estava a saúde. “Medi minha pressão, minha glicose e até me vacinei contra a Covid”, contou.

Saúde do Homem

A Política Nacional de Saúde do Homem, tem por objetivo facilitar e ampliar o acesso da população masculina aos serviços de saúde, rompendo os obstáculos que impedem os homens de frequentar os serviços de saúde. Segundo o  Ministério da Saúde, na maioria das vezes, os homens recorrem aos serviços de saúde apenas quando a doença está mais avançada. Números do IBGE revelam que a expectativa de vida dos homens se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) informa que todas as 29 unidades de saúde ofertam atendimento especializado à saúde da população masculina. Após avaliação pelo profissional, se necessário, o paciente é encaminhado para a consulta com urologista, no Centro Municipal de Especialidades (CMEV).

 

Fonte: PMV