Secretaria de Cultura promove oficina sobre instrumentação e musicalidade da capoeira

Secretaria de Cultura promove oficina sobre instrumentação e musicalidade da capoeira

De origem afro-brasileira, a capoeira é uma expressão cultural que mistura arte marcial, esporte, dança e música. Para muitos, simboliza, ainda, luta e resistência, já que sua origem data do período de escravidão no Brasil.

Com o objetivo de aprimorar as técnicas e os toques de instrumentos musicais oriundos da dança, a Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio do Circuito Cultural de Vitória, inicia, na próxima quinta-feira (12), a oficina “Instrumentação e musicalidade da capoeira: berimbau, pandeiro, atabaque e agogô”.

“A música é parte essencial para a realização de uma boa roda. Cantigas, corridos, chulas e lamentos são acompanhados pelos instrumentos musicais, que envolvem ancestralidade e trazem a memória dos velhos mestres com contos e histórias cantadas. Por isso, aprender somente o jogo não é o bastante. Também é de suma importância que o capoeirista tenha domínio sobre a parte instrumental dessa expressão cultural”, afirmou o contramestre Dedé, que ministrará a oficina.

“É muito rica essa oportunidade de os capoeiristas aprenderem a tocar os instrumentos que dão ritmo ao jogo que tanto admiram”” completou o coordenador do CEU, Rômullo Souza.

Aula

As aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André, até o dia 14 de outubro. Para participar, basta comparecer, na próxima quinta-feira (12), no CEU e efetuar a inscrição. As vagas são limitadas, sendo obedecida a ordem de chegada.

Ao final da oficina, haverá uma apresentação musical dos alunos, que tocarão as músicas em formato orquestra.

Serviço

Oficina “Instrumentação e musicalidade da capoeira: berimbau, pandeiro, atabaque e agogô”
Quando: de 12 de agosto a 14 de outubro de 2021
Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Rua Vinte e Três de Abril, 35 – Santo André
Periodicidade: às quintas-feiras, das 18h30 às 21h30

Reprodução PMV