Site fora do ar: Prefeitura de Vitória suspende pagamento de impostos e licitações

Site fora do ar: Prefeitura de Vitória suspende pagamento de impostos e licitações

Desde a última sexta-feira (22) o site da Prefeitura de Vitória está fora do ar. O sistema deixou de funcionar por volta das 13 horas e seria, segundo a própria prefeitura, em “caráter preventivo e seguindo as recomendações de boas práticas, para análise do ambiente de rede de dados da PMV.”

O cidadão que tenta acessar os serviços pelo portal segue sem conseguir e recebendo o seguinte aviso: “Não é possível acessar esse site”. Assim, com o “incidente da segurança”, alguns serviços do município não estão sendo realizados.

Com a queda do site, a prefeitura suspendeu vários serviços, como abertura de protocolo, liberação de alvará e licenciamento para obras. Prazos para o pagamento de impostos e taxas municipais também foram suspensos, como é o caso do Imposto Sobre Serviços (ISS) e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

Em nota enviada para A Gazeta, a Prefeitura de Vitória não explicou se o sistema sofreu algum tipo de ataque para estar a tanto tempo fora do ar, mas reiterou que não houve vazamento de dados, seja de munícipes, servidores públicos ou empresas.

Além de ter anunciado a suspensão de alguns serviços, a administração municipal também vai prorrogar prazos de licitações em andamento. Já a emissão da Nota Fiscal Eletrônica só será retomada após o funcionamento do sistema ser normalizado.

Na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), estão suspensos os seguintes serviços:

Protocolização e tramitação de processos;

Aprovação de projetos em geral;

Licenciamentos de obras com alvará de autorização para pequenas reformas, mobiliários, edificações transitórias e equipamentos transitórios, muros e gradis e outros;

Licenciamento de obras com alvará de execução;

Licenciamento de equipamentos de elevação e transporte;

Emissão de certificados de conclusão e de certidões de obras;

Fornecimento de alinhamentos;

Aprovação de projetos de remembramento, desmembramento e desdobro;

Emissão de alvarás de localização e funcionamento;

Emissão de alvarás de permissão de uso para food trucks e outros;

Alvarás de autorização para comércio ambulante, ocupação parcial de calçada com mesas e cadeiras e outros;

Alvarás de publicidade;

Alvarás de eventos.

Reprodução A Gazeta