Superação de desafios e muito orgulho, assim é o lançamento do livro Receitas e memórias Afetivas pelos alunos do EJA

Superação de desafios e muito orgulho, assim é o lançamento do livro Receitas e memórias Afetivas pelos alunos do EJA
Estudantes da EJA realizam o lançamento do livro "Receitas e memórias Afetivas

Trabalho em equipe, protagonismo estudantil, superação de desafios e muito orgulho marcaram o lançamento do livro “Receitas e Memórias Afetivas”, escrito por 22 estudantes das turmas do primeiro e segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D’Arc.

O projeto de criação do livro teve o objetivo de resgatar memórias afetivas por meio da culinária. Por isso, foram realizados diversos encontros e diálogos em que os estudantes recordaram receitas de famílias que marcaram suas vidas ao longo dos anos, desde a sua infância.

Além disso, a proposta possibilitou à equipe pedagógica trabalhar o gênero textual de receitas, sendo que os estudantes puderam ainda reviver sentimentos e boas recordações, tornando o aprendizado mais prazeroso e agradável.

Estudantes da EJA realizam o lançamento do livro “Receitas e memórias Afetivas

“Foi um movimento de coletividade, em que todos nos unimos e colaboramos para chegarmos juntos a esse resultado. Além disso, tivemos momentos prazerosos, eu por exemplo escrevi a receita de um bolo de cenoura, a partir de uma memória de infância, da minha tia que fazia. O projeto também nos mostrou que somos capazes de fazer o que quisermos”, disse a estudante Amanda Cardoso, 30 anos.

O projeto foi organizado pela bibliotecária Elane Uliana, com participação das professoras Rose Mary Pereira e Kátia Camargos e apoio da pedagoga Weslane Lopes.

“Por meio dessa proposta, buscamos promover um diálogo entre família e escola, fortalecendo vínculos entre os pares. Os estudantes puderam recordar as receitas de famílias que marcaram as suas vidas. Além de trabalhar nas aulas o gênero textual de receitas, trabalhamos com tabelas e estudantes o valor nutritivo dos alimentos produzidos na horta da escola”, explicou a professora Rose Mary.

Fonte:PMV