Superando limitações: História inspiradora de um morador de Vitória
Até os 21 anos, Matheus André dos Santos, hoje com 25 anos, sendo um jovem, negro, da periferia, tinha sonhos que foram brutalmente congelados ao ser atingido por uma bala perdida. A bala que paralisou seus movimentos inferiores, também freou a sua história de vida. Se antes ganhar o mundo não tinha limites para ele, aos poucos foi se tornando limitador.
Uma história que tinha tudo para ganhar contornos ainda mais dramáticos, começou a mudar há sete meses , quando a equipe do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio (SAD) da Secretaria de Assistência Social (Semas) Vitória, em seu trabalho de busca ativa, chegou até Matheus.
“Minha vida mudou de novo, completamente”, disse ele. Matheus contou que a chegada da equipe do SAD foi um divisor de águas. “Tem um Matheus antes e um depois deles”, falou.
“Me sinto diferente. Eles estão me ajudando muito. Estão fazendo muito. Eu não tinha documentos. Eles me ajudaram a tirar o documento no domicílio (articulação com a Polícia Civil). Já recebo as fraldas e estou aguardando a cadeira de rodas. Coisa que eu não tinha e, agora, esse cartão (mostrando o Vix + Cidadania) e já estamos encaminhando a documentação para eu conseguir o BPC (Benefício de Prestação Continuada)”, listou Matheus.
Com sorriso no rosto, o jovem disse que está caminhando, lançando mão do seu plano de vida, construído com parte das ações de intervenção da equipe do SAD – formada pelo assistente social Kleverton Flavio Ribeiro de Oliveira, pela psicóloga Jacqueline Ribeiro Marcetti da Silva e pela educadora social Elisangela da Silva Conceição.
“Temos ações para curto, médio e longo prazo”, disse Kleverton. A curto prazo, por exemplo, é promover o acesso aos serviços disponíveis no território, como conhecer o Centro de Referência para a Juventude (CRJ), enquanto a médio prazo temos a proposta ao Matheus de retorno à escola, garantir o acesso a sessões de fisioterapia para melhorar a autonomia. Todas as ações e metas estão presentes no Plano de Desenvolvimento do Usuário (PDU). Já pensando a longo prazo temos o acesso a Carteira Nacional de Habilitação (CNH Social), comprar uma casa, ajudar o irmão, voltar a trabalhar e construir uma família.
A equipe tem realizado um acompanhamento junto a Saúde para acesso a uma nova cadeira de rodas, através do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).
A psicóloga Jacqueline destaca que os encaminhamentos da saúde, anterior a inclusão de Matheus no serviço, foram fundamentais, como acesso às fraldas.” A equipe agora monitora os encaminhamentos e outros possíveis direcionamentos”, comentou ela.
Ao saber que Matheus está reescrevendo sua história e seguindo em busca de autonomia, a secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fez questão de ir até a casa dele entregar em mãos o cartão Vix + Cidadania. Ao lado da equipe do SAD, no último dia 28, Matheus foi contemplado, mas devido à dificuldade de locomoção o cartão foi entregue em casa.
“Direito a serviço, direito a benefício, é a oferta pública de Vitória garantindo Proteção Social a quem mais precisa”, enfatizou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.