Unidade de Saúde e Cras Grande Vitória têm obras em ritmo acelerado, com 70% concluídas

Unidade de Saúde e Cras Grande Vitória têm obras em ritmo acelerado, com 70% concluídas

Um modelo pioneiro no Espírito Santo que vai otimizar os atendimentos de saúde e assistência social. A Prefeitura de Vitória está construindo a nova Unidade de Saúde (US) e do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Grande Vitória em um mesmo terreno, com prédios vizinhos e complementares. O objetivo é integrar os serviços de saúde e assistência social, oferecendo mais conforto, acessibilidade e qualidade no atendimento à população.

As obras, localizadas na rodovia Serafim Derenzi, em Estrelinha, já alcançaram 70% de execução e contam com investimento de R$ 13,5 milhões, viabilizado por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os dois prédios, com três pavimentos cada, somam 2.100 m² de área construída e irão atender a aproximadamente 13 mil moradores dos bairros Estrelinha, Grande Vitória, Inhanguetá e Universitário – um público quase duas vezes maior do que o atendido atualmente.

Estrutura moderna e sustentável

A nova Unidade de Saúde Grande Vitória ocupará 1.550 m² e contará com 14 consultórios, quatro cadeiras odontológicas, sala de imunização, curativos, medicação, nebulização e um auditório com 70 lugares. Já o Cras terá 560 m² e também três pavimentos, proporcionando um ambiente adequado e acessível para os serviços de assistência social.

Os dois prédios seguirão padrões modernos de acessibilidade e sustentabilidade, com banheiros adaptados em todos os pavimentos, piso tátil, elevadores, iluminação em LED, sistema de energia solar, torneiras de pressão com arejadores, redutores de vazão e captação e reuso de água da chuva.

O estacionamento terá 11 vagas internas para veículos (incluindo vagas para pessoas com deficiência e idosos), vagas externas adicionais, espaço para motos, bicicletas e ambulâncias, e área de carga e descarga.

Atendimento ampliado e mais conforto para a população

Atualmente, a Unidade de Saúde de Grande Vitória funciona desde 1999, com a Estratégia de Saúde da Família, e o Cras ocupa um prédio alugado e sem acessibilidade. A nova estrutura vai eliminar essas limitações e permitir melhor atendimento e ampliação dos serviços.

A ampliação é necessária para acompanhar o crescimento da população cadastrada, que passou de 7 mil para 13 mil moradores na região. Com o novo espaço, os serviços de saúde e assistência estarão integrados, otimizando o atendimento e reduzindo deslocamentos dos usuários.

Inovação e impacto social

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a relevância do projeto e o caráter inovador da iniciativa. “Foram 25 anos de espera, e hoje estamos realizando um sonho da comunidade. Essa obra é marcante para a cidade, pois une saúde e assistência social em um mesmo terreno, o que facilita a vida do cidadão. Esse modelo, que surgiu de uma demanda da própria população, é inédito no Brasil e já está servindo de referência para outras cidades”, afirmou o prefeito.

Robertina Nogueira, líder comunitária do bairro Estrelinha, expressou a emoção da comunidade com o avanço das obras. “Antes trabalhávamos em um local muito pequeno e insalubre. Agora, teremos um espaço digno para acolher melhor as famílias e desenvolver ações com mais qualidade. É uma conquista para todos nós”, celebrou.

A também líder comunitária Drica Monteiro, do bairro Grande Vitória, ressaltou o impacto do novo equipamento na rotina dos profissionais e dos moradores. “Essa obra traz muito mais do que qualidade no atendimento. É uma luta antiga da comunidade, construída com o apoio de servidores e moradores que sonharam com esse momento. Precisamos reconhecer todos que contribuíram para tornar isso realidade”, disse.

Liderança comunitária e ex-vereador Duda Brasil destacou a importância do investimento na dignidade dos serviços públicos. “Durante anos, os profissionais fizeram o melhor em estruturas improvisadas. Hoje vemos duas edificações pensadas para atender com dignidade. Essa gestão mostra que políticas públicas de qualidade não são apenas números, são entregas reais para as famílias”, pontuou.

Com o novo complexo, Vitória reafirma seu compromisso com a inovação na gestão pública e o atendimento humanizado, aproximando a Prefeitura das comunidades. A junção dos serviços de saúde e assistência social em um mesmo espaço reflete a busca por eficiência, acolhimento e cidadania, pilares que orientam as políticas públicas do município.

Visita às obras da Unidade de Saúde e Cras no Bairro Grande Vitória.
Visita às obras da Unidade de Saúde e Cras no Bairro Grande Vitória. (ampliar)
Visita às obras da Unidade de Saúde e Cras no Bairro Grande Vitória.
Visita às obras da Unidade de Saúde e Cras no Bairro Grande Vitória. 

Fonte : Prefeitura de Vitória