Unidades de saúde de Vitória oferecem o “Pré-natal do parceiro”
As 29 unidades de saúde da capital oferecem o pré-natal do parceiro, um serviço que busca motivar especialmente os homens a cuidarem de sua saúde e participarem do pré-natal das suas parceiras.
Ao acompanharem o desenvolvimento e crescimento dos seus filhos, esses homens se prepararam para a paternidade, aprendem mais sobre cuidar de sua saúde e, ao mesmo tempo, fortalecem o vínculo com às unidades de saúde.
No pré-natal, o homem realiza vários exames de rotina como sorologia para hepatites B e C, HIV e sífilis, diabetes, colesterol, avaliação de peso/altura, pressão arterial, glicemia e da situação vacinal. Além de orientações sobre hábitos de vida saudáveis, planejamento familiar e infecções sexualmente transmissíveis.
A oferta desse serviço é baseada no eixo “Paternidade e Cuidado” da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem (PNAISH), normatizado pelo Ministério da Saúde em 2011.
Estímulo
Para estimular ainda mais as comunidades a utilizarem esse serviço, os agentes comunitários sempre divulgam o pré-natal para o parceiro quando realizam as visitas domiciliares as gestantes. É o caso do agente Ivanildo Soares Miranda, que trabalha da unidade de saúde de Bonfim.
Segundo ele, o pré-natal do parceiro pode ser uma oportunidade de levar os homens para os serviços de saúde nas unidades. Ivanildo foi um dos agentes de saúde que participou de formação para tratar do assunto.
“Em meu território, os homens são ausentes nos serviços de saúde e no acompanhamento ao pré-natal das mulheres. Tenho certeza de que o homem que participa desse programa aprende a valorizar sua saúde e seu papel na família”, declara.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.