Vínculo entre escola e famílias é fortalecido por meio de projeto na Emef Maria Stella de Novaes
Uma parceria efetiva e saudável entre família e escola é fundamental para a aprendizagem dos estudantes, uma vez que eles se sentem apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender. Pensando nisso, a turma do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Stella de Novaes, em Grande Vitória, desenvolveu o projeto “Família e escola: vínculo necessário”.
O objetivo central do projeto foi proporcionar uma data especial para as famílias, visando ao fortalecimento de vínculos e à garantia de uma relação prazerosa e agradável com o ambiente escolar, constituindo um espaço de diálogo e acolhimento. Por isso, a professora Anna Erzilia e o estagiário Maykon Santana conversaram com a turma para pensar na melhor forma de envolver os familiares.
Inicialmente, após escuta ativa da turma, foi feita uma leitura compartilhada do livro “A família do Marcelo”, da autora Ruth Rocha. Após a leitura do exemplar, a educadora responsável pela turma desafiou os estudantes a escreverem seu próprio livro, falando sobre suas respectivas famílias. Segundo ela, esta etapa foi marcada por grande empolgação da turma, como expressou a estudante Ana Luiza Marques: “Professora, essa foi a melhor aula”, disse.
Em seguida, os estudantes produziram um texto em quadrinhos para a produção de um mural, com o tema “Mãe é tudo igual”. A ideia foi de que os educandos retratassem algumas falas de suas mães no cotidiano familiar, proporcionando resgate de memória afetiva e valorização da convivência entre os estudantes e seus familiares, além de oportunizar troca de experiências e vivências entre a turma.
Outro trabalho desenvolvido foi a confecção de um porta-retrato, objeto em que os estudantes foram desafiados a retratar suas famílias, para que, no encontro presencial, pudessem se reconhecer a partir das produções. Além disso, foi produzido um convite especial feito com carinho, evidenciando a importância da presença das famílias.
Famílias na escola
O dia mais significativo para a proposta da turma chegou: receber os familiares para socializar todo o trabalho realizado. Por isso, após abrir as portas da Emef para receber os convidados especiais, as cadeiras da sala de aula foram dispostas de forma circular para favorecer a interação entre a professora e os familiares.
A educadora fez algumas considerações sobre os estudantes e suas aprendizagens, e em seguida desafiou mães, pais e responsáveis a identificarem suas respectivas famílias nos porta-retratos produzidos pela turma. O momento ficou marcado pela descontração e alegria compartilhada, como evidenciou Queiler Machado, mãe de Keylane Victória: “Olha professora, ela colocou até a camisa do time do pai dela”, disse. “O meu vestido no desenho foi o que ela me deu no Dia das Mães”, reiterou.
Depois que todos estavam com seus porta-retratos, os livros produzidos também foram entregues. As descrições, episódios e sentimentos narrados pelos estudantes trouxeram grande emoção e afeto para os familiares. Além disso, eles foram unânimes em relatar a cobrança dos filhos pela presença no encontro presencial.
Para a educadora responsável pela condução dos trabalhos com a turma, o projeto foi muito positivo. “O resultado de todo esse trabalho foi muito positivo. As crianças se engajaram em todas as etapas, produzindo texto, sabendo o que dizer, como escrever, para quem escrever e a finalidade dessa produção. Puderam se expressar também, através da linguagem não-verbal”, explicou a professora Anna Erzilia.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
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