Vitória assina convênio com o Corpo de Bombeiros para implantação do Escola Segura

Vitória assina convênio com o Corpo de Bombeiros para implantação do Escola Segura
Comandante Corpo de Bombeiros / Prefeito / Alvará

O objetivo é prevenir acidentes. Mas, caso eles ocorram, saber como agir para salvar vidas. A Prefeitura de Vitória assinou, nesta terça-feira (20), um convênio com o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, que visa a implementar no município o programa “Escola Segura”.

Para isso, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) e os bombeiros estão desenvolvendo um trabalho que alcançará as 103 unidades de ensino da rede, sendo 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) e 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), em busca do selo de certificação “Escola Segura”.

“Nós conseguimos construir esse convênio com muito empenho. São ganhos recíprocos e, sobretudo, para a sociedade. Assim, conseguimos ter uma atuação ainda mais alinhada. É nossa prioridade cuidar das pessoas. Parcerias como essa dão resultado, essa construção, essas formações do Escola Segura vão impactar diretamente as vidas de milhares de pessoas. Estamos unindo esforços para preservar vidas e ter uma cidade ainda mais segura”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva ressaltou a importância do trabalho em conjunto com a PMV.

“Estamos formalizando uma parceria que já existe. Para conquistar o selo Escola Segura, é necessário toda uma regulamentação, há etapas a serem cumpridas. Esse é um projeto pioneiro no Brasil, foi o primeiro criado. É um legado, uma grande colaboração que deixamos para a sociedade. A educação é fundamental. A Prefeitura ser sensível a essa parceria é muito importante. Vitória está dando um exemplo fantástico para o Espírito Santo”, afirmou.

Na avaliação da secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, o convênio é um ganho para a rede municipal de ensino.

“Temos trabalhado a questão dos alvarás das unidades de ensino com muito critério e o convênio traz uma celeridade no processo. A partir dessa assinatura, a gente já vai começar a pensar sobre os treinamentos para os nossos servidores. Este ano, nós já tivemos formação junto com os Bombeiros para diversos profissionais, como os coordenadores de turno, as assistentes de Educação Infantil, e também para as famílias nos espaços de todas as nossas unidades de ensino”, ressaltou.

O projeto

A certificação denominada selo “Escola Segura” foi elaborada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e visa ao treinamento de servidores, à criação de planos de emergência e à realização de simulados periódicos, proporcionando a introdução a uma cultura prevencionista.

O projeto “Escola Segura” oferece através de conteúdos programáticos que profissionais e estudantes desenvolvam e aprimorem conhecimentos sobre temas importantes da vida cotidiana, como: noção de primeiros socorros; acidentes domésticos; combate a incêndio; abandono de área em caso de sinistro.

O projeto ainda colabora com orientação e direcionamento para que a unidade de ensino regularize sua edificação perante as normatizações de segurança contra incêndio e pânico exigidos pelo Corpo de Bombeiros, obtendo o Alvará de Licença da instituição. O alvará é renovado periodicamente.

O segundo momento é a capacitação a fim que profissionais e estudantes se tornem Brigadistas Escolares, promovendo aos indicados a capacidade técnica para atuar em situações que exijam conhecimento em primeiros socorros, combate a princípio de incêndio e ainda possam participar ativamente da construção e execução do Plano de Emergência.

A última etapa do projeto é a realização do Simulado Anual de Prevenção e Emergência, que deve acontecer uma vez ao ano e coloca em avaliação todo o plano de emergência construído pela escola.

A unidade de ensino que cumprir todos os trâmites recebe do Corpo de Bombeiros o selo “Escola Segura”.

 

Fonte: PMV