Vitória conta com grupo de Operações Especiais de Trânsito a nível municipal e estadual

Vitória conta com grupo de Operações Especiais de Trânsito a nível municipal e estadual

A Capital agora conta com a Coordenadoria de Operações Especiais de Trânsito (COET), um grupamento especializado para fiscalizações específicas, inédito a nível municipal e estadual no Brasil, em relação ao Trânsito. Apenas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) possui um grupamento com essas características. Na tarde desta terça-feira (14), os certificados da primeira turma foram entregues no auditório da Prefeitura de Vitória e, agora, os agentes iniciam o trabalho.

“Hoje posso dizer que nossos agentes de Trânsito fazem um trabalho excelente. Reduzimos, de janeiro a novembro, 15% o número de mortes em acidentes, ao contrário do número estadual. Esse grupamento é inédito e é mais uma inovação dessa gestão”, afirmou o secretário municipal de Segurança Urbana, Ícaro Ruginski.

O grupamento de Trânsito, de janeiro a novembro, realizou mais de 230 operações, com mais 13 mil veículos abordados. Foi firmado um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (DetranES) para utilização do guincho para remoções. Operações de trânsito dentro dos bairros, mapeamento dos pontos de maior número de acidentes e criação de equipe de motociclistas para respostas rápidas. Ações como essas resultaram na redução do número de mortes no trânsito.

“Quero deixar registrado que hoje é um dia histórico para nossos agentes. Só tenho a agradecer por essa oportunidade de criarmos uma equipe que está pronta para trabalhar pela preservação da vida”, disse o gerente de Operações e Fiscalização no Trânsito, Brunno Xavier.

O Curso de Operação Tática de Trânsito aconteceu entre 29 de novembro e 10 de dezembro. O grupamento é especializado para dar respostas rápidas, realizar fiscalizações específicas, ponto de bloqueio, dentre outras áreas na segurança viária. Os temas abordados no Curso de Operações Táticas de Trânsito foram: Legislação de Trânsito; Técnicas de Abordagem; Instrumento de Menor Potencial Ostensivo; Condução Veicular; Delitos de Trânsito; e Identificação Veicular.

As aulas aconteceram na Escola de Governo de Vitória e no Tancredão. As Polícias Rodoviária Federal e Civil ofertaram as disciplinas. Participaram 30 agentes de Vitória e oito de outras guardas da Grande Vitória (Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana).

Juntar agentes da segurança viária, dentro de uma mesma sala, com todos os municípios da região metropolitana representados, é extremamente significativo. É um compromisso da Prefeitura de Vitória, juntando os municípios, para que o sistema viário tenha mais segurança.

“Estamos dando um exemplo para o Estado e para o Brasil. Na administração pública precisamos do diagnóstico, do caminho e do destino. Além disso, não se faz segurança pública sem integração. Quem vender que faz, vai vender falácia, principalmente com municípios na região metropolitana em que durante o dia, mais de 1 milhão de pessoas transitam por Vitória. Serra, Viana, Vila Velha e Cariacica, outras instituições de segurança, poder legislativo, essa é a foto que mostra o verdadeiro trabalho. Não temos uma varinha de condão. É a solução, são caminhos e propostas para a Grande Vitória e começa a ser ouvido no Estado e no Brasil, para começar a mudar o cenário atual”, declarou o prefeito Lorenzo Pazolini.

Reprodução PMV