“Vitória da Castração Animal”: programa beneficia munícipes em situação de vulnerabilidade

“Vitória da Castração Animal”: programa beneficia munícipes em situação de vulnerabilidade

Os munícipes em situação de vulnerabilidade social que possuem, no máximo, seis animais de estimação são público-alvo do Programa “Vitória da Castração Animal”, a primeira política permanente para controle populacional de cães e gatos em Vitória, lançado no ano passado.

O munícipe é considerado em situação de vulnerabilidade quando possui registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), comprovado pelo Número de Identificação Social (NIS), tem renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos ou de 1,5 salário mínimo por pessoa da família e reside em área de interesse social previamente estabelecida pelo Programa.

“Os munícipes em situação de vulnerabilidade são um dos públicos prioritários. O Programa Vitória da Castração Animal abre essa possibilidade a quem não tem condições”, destaca o subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem Estar Animal, Breno Panetto.

Outros públicos contemplados são: protetores independentes que residem em Vitória e tenham, no mínimo, sete animais sob sua tutela; Organizações Não Governamentais (ONGs), pessoa jurídica de direito privado, com comprovada atuação no município de Vitória dedicada à proteção, defesa e bem-estar animal, independentemente do número de animais sob sua tutela; munícipe, independentemente de renda, que possua no máximo seis animais sob sua tutela.

“A prioridade no Programa Vitória da Castração Animal para usuários da política de Assistência Social, por meio do NIS, é de suma importância. A Prefeitura de Vitória se preocupa com essas famílias e com os animais que vivem com elas”, ressalta a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz.

Os serviços englobam microchipagem, esterilização cirúrgica de cães e gatos, com realização de exames laboratoriais pré-operatórios, fornecimento de medicamentos e materiais utilizados durante os procedimentos cirúrgicos e pré-cirúrgicos, assim como a medicação pós-cirúrgica a ser entregue aos tutores.

Para fazer o cadastro no “Vitória da Castração Animal”, basta acessar o Portal do Bem Estar Animal, da Prefeitura de Vitória.

Reprodução: PMV