Vitória Inaugura Ambulatório no Espaço Girassol para Servidores da Saúde
Em uma cerimônia marcada pela emoção de celebrar a vida, o cuidado e a conquista, a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (14), o Espaço Girassol, um ambulatório psicossocial destinado a atender aos servidores lotados na Secretaria que manifestem algum tipo de sofrimento psíquico.
O Espaço, localizado no interior do Centro Municipal de Especialidades (CME) de Vitória, tem como objetivo prover ações de acolhimento, orientação e acompanhamento psicossocial, psicológico e médico visando a promoção, prevenção e recuperação da saúde desses servidores, em articulação com as Redes de Atenção à Saúde.
“Quando um servidor adoece, ele não impacta somente os equipamentos públicos, mas isso também se reflete no ambiente social e, principalmente, familiar. Além disso, a pandemia afetou a todos nós. Por isso, queremos com esse espaço ressignificar o cuidado e o acolhimento, oportunizando que esse profissional peça ajuda. Queremos que essa porta fique sempre aberta para que eles possam ser sempre acolhidos”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
O secretário de Gestão e Planejamento de Vitória, Regis Matos, ressaltou a importância do bem-estar do servidor para a qualidade de vida dos moradores da cidade. “Quase sempre o que nos ausenta do trabalho também nos ausenta da família. Então quando falamos em qualidade de vida para o servidor de Vitória, estamos falando de qualidade de vida para todos os munícipes atendidos”, afirmou.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, agradeceu à equipe pelo empenho na construção desse serviço. “É com essa emoção e entusiasmo que entregamos esse serviço para os profissionais de saúde da rede de Vitória. O Espaço Girassol é a concretude de um trabalho, um sonho e um anseio. É um passo extremamente fundamental para cuidar daqueles que cuidam da Saúde de Vitória. A escolha desse nome se deve à importância que essa flor precisa ter do ecossistema para florescer mesmo em dias nublados. Então cuidar dos nossos servidores é cuidar do nosso ecossistema, para que eles continuem colaborando, estudando, produzindo e cuidando da saúde de toda a cidade. Que o Espaço Girassol possa florescer muito”.
A gerente de Trabalho em Saúde, Camila Lelis, ressaltou a importância do serviço também para a prevenção de agravos. “Pretendemos acolher os servidores, dar a eles tanto apoio social quanto psicológico, para que eles possam seguir com mais tranquilidade. Esse serviço foi feito com muito amor e é com muito amor que queremos continuar contribuindo para a saúde dos nossos colegas da Semus”, afirmou.
Espaço de acolhimento
O serviço é composto por equipe multidisciplinar com assistentes sociais, psicólogos e médico clínico. O acolhimento inicial é realizado por um integrante da equipe, que promove uma escuta qualificada e orientações sobre as ofertas de cuidado, definindo o seguimento após o atendimento ou a partir de reunião da equipe quando houver necessidade de construção de um plano de cuidados.
Acesso
Para utilizar o ambulatório é preciso ser servidor público municipal vinculado à Semus. Os servidores moradores da Capital também precisam ser cadastrados em uma unidade básica de saúde do município. Porém, mesmo não morando em Vitória, os servidores lotados na Secretaria de Saúde poderão utilizar o Espaço Girassol.
O acesso ao serviço acontece por agendamento feito pelo próprio servidor por meio do e-mail [email protected] ou por ligação ou mensagem de WhatsApp ao celular (27) 981070156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Camila Lelis explica ainda que o sigilo dos atendimentos será garantido tanto com espaço físico adequado às consultas, quanto à restrição de acesso aos dados dos servidores atendidos. “Apenas a equipe do Espaço Girassol terá acesso aos prontuários, uma vez que eles não ficarão disponíveis na Rede Bem-Estar”.
Fonte: Prefeitura de Vitória.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.