Vitória intensifica iniciativas de combate ao câncer de cabeça e pescoço

Vitória intensifica iniciativas de combate ao câncer de cabeça e pescoço

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Forte São João, uma ação educacional relevante ocorreu na última semana de julho, promovendo a campanha Julho Verde, em alusão ao mês da conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço. Realizada pelos residentes multiprofissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi) em Saúde da Família e em Saúde Mental, sob  a condução das dentistas e preceptoras Adriana Drummond de Aguiar e Ana Claudia Alvarenga,como preceptoras, essa iniciativa abordou principais sintomas da doença, formas de prevenção e tratamento, destacando a importância da saúde bucal e o bem-estar geral.

Durante as abordagens, as profissionais explicaram como o câncer de cabeça e pescoço impacta milhares de indivíduos em todo o Brasil e como a educação sobre fatores de risco, sinais de alerta, medidas preventivas e a necessidade de um diagnóstico precoce são  vitais para um tratamento bem-sucedido. As residentes Bianca Martins (fonoaudióloga), Cândida Calenzani (dentista), Gabriele Teixeira (fisioterapeuta) e Bárbara Brunhara (farmacêutica), levaram informações detalhadas e relevantes aos pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera da unidade de saúde, por meio de materiais educativos sobre o tema que foram distribuídos.

A ação contou também com a parceria do projeto Jardim Saúde, que distribuiu chás naturais e mudas de plantas medicinais, destacando o papel da fitoterapia na promoção do bem-estar e qualidade de vida para as pessoas.

“O engajamento dos pacientes demonstrou a importância de ações como essa. A iniciativa Julho Verde na Unidade de Saúde Forte São João reforça o comprometimento dos profissionais de saúde em promover a conscientização, prevenção e bem-estar da população”, afirma o diretor da UBS, Carlos Alberto Mezadri.

Workshop

Além da campanha Julho Verde, os profissionais de saúde da UBS continuam promovendo outras ações de educação em saúde, como o workshop Gerenciando o Estresse: Da Compreensão à Ação, realizado todas as sextas-feiras, das 7 às 9 horas, pelas residentes do ICEPi em Saúde da Família e Saúde Mental. Na última sexta (28), a equipe abordou o “Poder da Respiração”, com o objetivo ensinar e promover a prática da respiração diafragmática como uma ferramenta poderosa para o bem-estar físico e emocional dos usuários.

Durante o workshop, a fisioterapeuta Gabriele Teixeira, entregou material informativo e explicou a importância da respiração para a saúde física e mental, destacando como a respiração diafragmática pode reduzir a frequência cardíaca, diminuir a pressão arterial e aliviar a ansiedade. Os participantes foram guiados em exercícios práticos para aprenderem a técnica correta da respiração diafragmática.

“A prática da respiração diafragmática não apenas ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, mas também contribui para melhorar a função pulmonar e aumentar a capacidade respiratória. Isso pode ser especialmente benéfico para pessoas com condições respiratórias crônicas, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)”, explicou Gabriele.

Ela também ressaltou que, além dos benefícios físicos, a respiração diafragmática também tem um impacto positivo no bem-estar emocional. Através dessa prática, os participantes são encorajados a se conectarem com suas emoções e a encontrarem momentos de tranquilidade no turbilhão do cotidiano. Essa abordagem holística reforçou a visão da unidade de oferecer cuidados completos e integrados para a comunidade atendida.

Fonte: Prefeitura de Vitória.