Vitória vai ofertar mais de 800 horas de formação para profissionais da Educação

Vitória vai ofertar mais de 800 horas de formação para profissionais da Educação

Para fortalecer os processos educacionais nas 103 unidades de ensino de Vitória e nos cinco Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC), a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) promove formações continuadas aos profissionais da educação de forma a garantir uma organização efetiva do trabalho pedagógico, que é uma de suas prioridades. Por isso, ao longo do ano letivo 2023, a pasta ofertará mais de 800 horas de formação, durante o horário de trabalho, envolvendo mais de 6 mil profissionais que atuam na educação de Vitória.

Os temas são diversificados, sendo selecionados de acordo com as especificidades da atuação docente em cada componente curricular, etapa e modalidade de ensino, considerando as evidências e necessidades observadas na rede, com vistas a uma educação de qualidade para as 42 mil crianças e estudantes matriculados nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) do município.

As formações em horário de trabalho são importantes para assegurar a participação de todos os profissionais, o que garante maior efetividade aos processos formativos, uma vez que eles têm acesso a momentos de estudos, reflexões e socialização de práticas a partir das demandas da rede de ensino.

São também momentos de articulação entre os fazeres docentes e os referenciais teóricos e metodológicos previstos nos documentos curriculares de Vitória, em que são potencializados diálogos visando à melhoria da qualidade de ensino.

“Garantir a formação de professores no horário de trabalho é essencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, sendo fundamental a reconfiguração de práticas pedagógicas a partir de um trabalho colaborativo e focado nas necessidades de aprendizagem dos estudantes. Além disso, são momentos que ampliam o diálogo e a troca de experiências, trazendo novas perspectivas de atuação que impactam positivamente na interação com as crianças e estudantes da rede”, destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Política de formação continuada

No âmbito da Seme, as formações são organizadas pela Gerência de Formação e Desenvolvimento em Educação (GFDE). Em atendimento à Política de Formação, são contemplados todos os públicos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Especial, em projetos que envolvem temáticas e estratégias formativas diferenciadas, a partir das necessidades e interesses identificados junto aos educadores.

Os processos formativos coordenados na Seme são certificados pela GFDE ou pelas instituições parceiras considerando o alcance de, no mínimo, 75% de participação. Atualmente, além de receber o certificado por e-mail, o cursista também pode acessar os seus certificados no Portal do Cidadão da PMV.

Fonte: Prefeitura de Vitória.