Vitória vai realizar censo imobiliário para novo raio-x da cidade
A Prefeitura de Vitória fará o georreferenciamento de toda a área do município. Com isso, será possível obter a atualização da planta imobiliária, documento em que constam os imóveis da capital. O último levantamento aconteceu em 1980, mas o cadastramento da época foi feito de maneira simplificada, sem os modernos recursos de tecnologia.
Além disso, o atual cadastro imobiliário tem informações que podem dificultar os encaminhamentos da Prefeitura e resolução de demandas da população.
O trabalho será feito pela empresa SQL Tecnologia e Serviços, que tem ampla experiência na área e já fez trabalhos semelhantes em outros municípios.
O levantamento começará a partir do dia 16 de novembro, com as visitas a imóveis verticais da cidade. A partir de janeiro de 2023, os trabalhos serão feitos nos imóveis horizontais.
Segurança
Visando garantir segurança aos moradores, as equipes responsáveis pelo levantamento de informações nos imóveis estarão vestindo o uniforme da empresa e portando credencial com QR Code. Isso permitirá consultar os dados do entrevistador no site da SQL Tecnologia e Serviços.
Georreferenciamento
O georreferenciamento é uma técnica que permite definir forma, tamanho e localização dos imóveis com base nas coordenadas geográficas por meio de GPS.
Importante destacar que cidadãos e empresários terão uma resposta mais rápida sobre questões de um imóvel, como o que pode ser construído em um determinado terreno ou que tipo de atividade empresarial pode ser implantada em certo bairro.
A justiça social também será contemplada porque, com os dados, a Prefeitura terá mais agilidade para entregar a moradores escrituras públicas.
O levantamento permitirá ainda a atualização da titularidade de imóveis, aferir a localização de equipamentos do mobiliário urbano (como postes de iluminação pública, pontos de ônibus, árvores e semáforos) e a necessidade de investimento em cada bairro de Vitória.
O recadastramento com georreferenciamento será feito em toda a cidade e deverá ser concluído no segundo semestre de 2023.
Fonte: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.