102 escolas de Vitória recebem famílias para palestra sobre primeiros socorros
Chegou a vez de pais e mães, familiares ou responsáveis por crianças e estudantes das 102 unidades de ensino de Vitória participarem da palestra sobre primeiros socorros do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santos (CBMES), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme).
As palestras serão sempre às 19h, em cada unidade de ensino, com início nesta segunda-feira (07), no Cmei Darcy Vargas, em Bela Vista, e término no dia 12 de agosto, na Emef Maria Madalena de Oliveira Domingues, atendendo a todos os familiares e responsáveis pelas crianças dos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e de estudantes das 53 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).
Segundo a coordenadora de Práticas Integradoras da Seme, Fátima Rodrigues, nas palestras serão abordados temas como desengasgo de bebês e crianças, ressuscitação cardiopulmonar, intoxicação e queimaduras.
“As palestras serão ministradas pelo Tenente Coronel Wagner Borges e as famílias terão acesso ao Guia Rápido de Primeiros Socorros, em formato de pdf, que será enviado via WhatsApp”, destacou Fátima.
A ação faz parte do programa “Mãe Prevenida Vale uma Vida”, do CBMES. Por meio da parceria com a Seme, a ação busca diminuir e prevenir acidentes envolvendo crianças e adolescentes no cotidiano escolar e também no âmbito familiar.
Veja algumas dicas de cuidados em casa
- Use telas de proteção e grades
Por mais que você queira, não é possível imaginar uma criança capaz de fazer.
- Crianças na piscina, atenção constante
Tenha em sua mente que ao levar seu filho(a) para a piscina ou praia, a diversão é deles e não a sua. Fique sempre atento, de preferência à distância de um braço. Um minuto de descuido poderá causar uma perda irreparável.
- Frascos de remédios não são brinquedos
Medicamentos não devem ficar visíveis para crianças. Mesmo vazios, os frascos não devem ser entregues às crianças como brinquedo.
- Objetos cortantes sempre fora do alcance
Tesouras, facas e outros objetos do gênero devem estar guardados fora do alcance das crianças. Lembre-se de que muitos pequeninos têm o hábito de levar tudo à boca.
- Objetos pequenos são um perigo
Observe sempre a faixa etária dos brinquedos e suas certificações para que seu filho(a) brinque com segurança.
- Proteja as quinas dos móveis
Os pequeninos andando meio desengonçados e/ou correndo pela casa e podem sofrer um acidente.
- Dormir com o bebê
Um simples cochilo poderá trazer pesadelos. A mãe ou pai não deve dormir com o bebê na cama. Evite também: criança maior deitada com o menor no berço.
Fonte: Guia “Mãe prevenida salva uma vida”
Reprodução: PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.