80 anos da Biblioteca: encerramento é marcado com apresentação de uma das mais famosas atividades mensais

80 anos da Biblioteca: encerramento é marcado com apresentação de uma das mais famosas atividades mensais

Para encerrar a semana de comemorações pelo aniversário de 80 anos da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, a instituição apresenta uma de suas mais famosas atividades mensais, a “Hora da Poesia”, do projeto “Viagem pela Literatura”.

O encontro virtual, que será realizado nesta sexta-feira (30), a partir das 9 horas, no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória, irá reunir cinco escritores e poetas: Ester Abreu, Fabio Daflon, Ryan Carvalho, Wanda Maria Alckmin e Valsema Rodrigues da Costa.

Os autores irão declamar poemas e textos em homenagem ao jubileu de carvalho da instituição.

Valsema 

Valsema Rodrigues da Costa é professora, escritora, trovadora e poeta. Já foi secretária de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Atualmente, pertence à Academia Feminina Espírito-Santense de Letras. Entre suas obras, estão “Levadinha da Breca” (1987), “Liberdade na Poesia” (1993) e “No Amor, na Primeira”, com poemas em inglês e português.

Ester

Ester Abreu é doutora em Letras Neolatinas e presidente da Academia Espírito-Santense de Letras. Possui livros didáticos e infantis, tradução de obra, livros de poesia, de crônicas e de ensaios. Entre as suas obras, estão “O Coelhinho e a Onça”, “O lagarto amedrontado do jardim”, “Recordações de Muqui – Cidade Menina”, “A Mulher Escritora no Espírito Santo” e “Salmos de inquietação e eclosão do ser”.

Ryan

Ryan Carvalho é poeta, estudante, integrante do Coletivo Ruasia e Poesia Inútil. Já participou de ações no “Viagem pela Literatura” e também integrou o Comitê Jovem da Biblioteca Municipal no início da parceria com a ONG Recode.

Wanda

Wanda Maria Alckmin, que é poeta, educadora de arte, terapeuta holística, professora de ioga e empresária, mostra seu potencial plural, apresentando um pouco das suas 17 obras literárias publicadas, como poesias, contos, histórias infantis e infantojuvenis. Membro da Academia Espírito-Santense de Letras, a autora já recebeu vários prêmios e condecorações, como Comenda Cecília Meirelles e Comenda Elza Cunha, com o título “A poetisa que Canta o Mar”.

Fabio

Fabio Daflon, que é médico e autor de livros como “Vento passado”, “Memórias do recruta 271” e “Estrela miúda”, encerra a programação. O escritor é também especialista em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e membro da Academia de Letras de Vila Velha.

Reprodução PMV