Ações educativas sobre quinta andada do caranguejo são iniciadas pela Semmam
O quinto período de andada do caranguejo-uçá tem início no próximo dia 19 (sábado) e se estende até o dia 24 de março. A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), iniciou, nesta terça-feira (15), as ações de sensibilização junto a escolas municipais.
A primeira foi a Emef Rita de Cássia, no bairro Resistência. As atividades de “Roda de Conversa” e “Cine Mangueando” são desenvolvidas nas escolas pela Semmam e pela Secretaria Municipal de Educação (Seme). Além disso, a exposição “MANGUEZAL: múltiplos olhares” fica até o fim deste mês no Parque Botânico da Vale, em Jardim Camburi.
Na quarta-feira (16), será a vez da Emef Adão Benezath, no bairro Antônio Honório. Na quinta-feira (17), na Emef Maria Stella de Novaes, no bairro Grande Vitória, e na sexta-feira (18), na Emef Juscelino Kubitschek, em Maria Ortiz. As ações educativas promovem a sensibilização da comunidade escolar quanto ao período reprodutivo do caranguejo-uçá e da importância da proibição da cata, comercialização e beneficiamento desse crustáceo.
As escolas foram escolhidas devido à proximidade com as áreas de manguezais que demandam ações mais urgente, identificadas pelas gerências de Fiscalização e de Pesquisa e Monitoramento dos Ecossistemas em parceria com a Gerência de Educação Ambiental, da Semmam. Além disso, as instituições escolares possuem contingente de população escolar cursando o ensino fundamental.
A andada é o período reprodutivo dos caranguejos, quando machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Nessa ocasião, o caranguejo-uçá (Ucides cordatus) fica mais vulnerável e se torna presa fácil à cata predatória.
Durante esse período, estão proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie (caranguejo-uçá), bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado), durante os dias de “andada”, proveniente de qualquer origem.
“O manguezal, além de fonte de renda para muitas famílias, é uma referência cultural para a nossa cidade, e é um dever nosso protegê-lo. Estamos fazendo isso desde o primeiro dia da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini”, disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.
Mais de 4 mil pessoas abordadas nas ações educativas
Além da divulgação nas redes sociais e site da PMV, as ações de sensibilização da Gerência de Educação Ambiental da Semmam abordaram 4306 pessoas desde o primeiro período da andada do caranguejo-uçá, que teve início em janeiro deste ano. Entre as atividades desenvolvidas, foram realizadas divulgações em ônibus, na rede hoteleira, em feiras livres, junto a proprietários de quiosques, bares e restaurantes, além de abordagens junto aos servidores municipais e a exposição “MANGUEZAL: múltiplos olhares”.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui