Adolescentes participam da oficina “Mapa de Oportunidades”
Para auxiliar os adolescentes nas oportunidades profissionais e educacionais, a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Projovem Continental se uniu à da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) para abordar o assunto com aqueles que participam do serviço socioassistencial.
De acordo com a assessora técnica do Projovem Continental Katiucia Santana Azevedo, o assunto foi tema da oficina “Mapa de Oportunidades”, com objetivo de promover o conhecimento e despertar nos adolescentes a vontade de conhecer espaços gratuitos que ofertam cursos que podem aumentar as chances de inseri-los no mercado de trabalho.
Se a equipe quer saber se o conteúdo foi compreendido, o adolescente Weslley Selva, de 15 anos, mostra que sim. “Achei legal e importante, porque fiquei sabendo dos locais onde posso me inscrever para estágio. E também conheci alguns lugares onde posso fazer curso de graça para me qualificar”, comentou ele.
O “recado” dado foi absorvido também pelo adolescente Danilo de Jesus Santos, 15, e Arthur Guimarães Fernandes, 16. Para Danilo, a oficina fez com que ele descobrisse a oferta de estágio disponível, bem como onde buscar mais qualificação para ingressar no mercado de trabalho. “Existem opções gratuitas. Isso é muito bom para quem, como eu, quer fazer curso de informática e inglês para ter um bom currículo para apresentar nos processos seletivos”, falou o adolescente.
Para Arthur, o melhor de ter participado da oficina foi ter acesso a um mapa de oportunidades acessíveis para pessoas que não possuem disponibilidade financeira para pagar cursos de capacitação nas áreas de interesse. “Descobri que há locais para fazer gratuitamente curso de fotografia. Isso foi muito legal, porque eu tenho interesse nessa área e, saber que posso estudar gratuitamente foi muito legal”, comentou Arthur.
Indecisões
A técnica do Projovem destacou a importância da oficina diante da realidade de indecisões de muitos adolescentes. “Estamos atuando para que esses adolescentes possam definir seus próximos passos com mais informações e mais sentido para a própria vida”, comentou Katiucia.
Ao final da oficina, a assessora técnica da UIP Márcia Cristina de Oliveira explicou que a proposta foi trazer um panorama sobre os espaços públicos e instituições que ofertam cursos gratuitos, estágios e aprendizagem. “De uma forma dialogada, a oficina possibilita ao jovem a interação e O desenvolvimento das habilidades e competências, favorecendo a autonomia, a cidadania e o protagonismo de adolescentes e jovens em situação de risco social e pessoal, promovendo a inclusão no mundo do trabalho”, complementou ela.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, esta é mais uma iniciativa voltada ao acesso ao mundo do trabalho no Sistema Único da Assistência Social (Suas) para assegurar o direito à formação profissional de adolescentes e jovens por meio de programas de aprendizagem.
“A oficina apresentou as possibilidades, respeitando as preferências e potencialidades desses adolescentes. Eles devem ser informados para enxergarem as ofertas de trabalho que zelem pelo caráter educativo e formativo, possibilitando alternativas de renda e abertura de portas para um futuro que desejarem”, defendeu a secretária.
Fonte : PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui