Agentes de endemias são capacitados para campanha de vacinação antirrábica

Agentes de endemias são capacitados para campanha de vacinação antirrábica

O último dia de treinamento dos agentes comunitários de endemias (ACEs), que atuarão na Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2022, na capital, ocorreu nesta quinta-feira (11), no auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS).

Os profissionais foram divididos em duas turmas e receberam orientações técnicas para execução da campanha, como, por exemplo, sobre o armazenamento e transporte da vacina para os pontos de vacinação, registro de temperatura para manter o imunizante refrigerado, descarte de seringas e registro dos animais.

“É motivo de orgulho fazer parte do SUS, o maior sistema de saúde do mundo, que atua na prevenção de doenças, promoção e assistência à saúde. O trabalho dos agentes de combate às endemias é importantíssimo, porque além de combater endemias em um país tropical, também agem na prevenção de doenças nos indivíduos”, afirma a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher.

Entre técnicos de laboratório, veterinários e agentes comunitários de combate às endemias, cerca de 130 profissionais participaram desse treinamento.

Vacinação

A Campanha de Vacinação contra a Raiva tem a previsão de vacinar, aproximadamente, 25 mil cães e gatos, nos dias 20 e 27 de agosto e no dia 3 de setembro (sábados).

A ação, promovida pela (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), será realizada em 122 postos volantes localizados em pontos estratégicos da cidade.

No primeiro sábado da Campanha (20), o CVSA estará nas regiões de São Pedro, Santo Antônio e Maruípe, com 39 postos volantes de vacinação. Os tutores de animais poderão vacinar seus pets nestes locais entre 8h e 16h30.

No dia 27 de agosto, o CVSA estará em 46 postos volantes, nas regiões de Maruípe e Continental, também no horário das 8 às 16h30.

No terceiro e último sábado da Campanha, 3 de setembro, as equipes estarão distribuídas em 37 postos de vacinação nas regiões do Centro da cidade e do Forte São João, das 8 às 16h30.

Para além do período da campanha, o CVSA realiza aplicação da vacina contra a raiva, nos animais dos moradores de Vitória, constantemente. Basta que o responsável pelo animal agende a vacinação para o Centro de Vigilância, localizado na rua São Sebastião s/n, no bairro Resistência, por meio do Fala Vitória 156.

 

Fonte: PMV