Aline Dias apresenta “BAGUNÇA” em roda de conversa no Centro de Vitória

Aline Dias apresenta “BAGUNÇA” em roda de conversa no Centro de Vitória

Depois de lançar sua sexta obra, “Bagunça”, autora faz leitura e reflete trechos do livro em roda de conversa no Espaço Thelema.

O Espaço Thelema vai receber a escritora Aline Dias e sua “Bagunça”, na quarta-feira, dia 16 de abril, a partir das 19h30, para uma roda de leitura e conversa sobre o livro e seus desdobramentos: divulgação, mercado literário, a concepção de um romance.
Será um bate papo com leitores e amantes de literatura em geral, inclusive outros escritores. A mediação será da dramaturga e produtora Thalia Peçanha, e haverá sorteio de livros grátis, no Projeto Quarta Poética que incentiva a literatura capixaba, dando visibilidade aos autores do Estado.

“Bagunça” é a sexta obra da jornalista e escritora Aline Dias, lançada neste ano. Um romance que se passa na fictícia cidade Nova Esperança, no interior do Espírito Santo, e traz à tona os sentimentos da personagem principal Analuz, que é uma adolescente na maior parte do livro. O livro já está disponível para venda no site da editora Maré (https://www.editoramare.com/romance/bagunca) e também estará a venda na roda de conversa.

Foram cerca de sete anos se dedicando, colhendo diversas histórias e partindo da visão de que mulheres são sempre pintadas como vilãs das histórias pelo simples motivo de terem desejos, que Aline Dias trouxe a história envolvente de Analuz, com seus conflitos desde a idade escolar até as reviravoltas que a vida proporcionou para a personagem. Uma construção literária que questiona o papel da jovem mulher, seus desejos e anseios de vida, que prende o leitor com o desfecho enigmático com mortes e vinganças.

“Analuz é uma garota se tornando mulher entendendo como viver sua própria vida a despeito dos desejos de sua mãe e seu pai. Se apaixonou, ofendeu pessoas, fugiu, fez graça. O livro trata do poder que existe em casa, entre pais e mães. Aborda o poder que existe na escola entre diretores e coordenadores; alunos, notas, gerentes; questões sobre racismo, o medo do envelhecimento, o medo da feiura e da violência. E sobretudo o livro fala do poder da paixão”, resume a autora.

O livro “Bagunça” foi contemplado pelo Edital 011/2023 – Difusão Literária, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult). E na contrapartida social do projeto, a autora fez uma homenagem àqueles que são grandes incentivadores da leitura e da escrita: os professores. Que foram contemplados com 50 exemplares gratuitos.

-Sinopse:
Uma cidade muito pequena, em que as janelas e os ladrilhos tem olhos e ouvidos, guarda histórias e mais histórias. Desde a violência de sua formação, passando pelos inúmeros pés de café, as escolhas e as escolas, conhecemos Nova Esperança, uma cidadezinha que abriga anedotas e Analuz.
E de pequena, Analuz não se conforma, e sem se conformar vai crescendo, capitaneando a bagunça da escola e as bagunças da vida, até ficar adulta, fugir, se apaixonar, brigar com a família toda.
Nada é o que parece.

Sobre a autora Aline Dias
Nascida em Cachoeiro do Itapemirim, passou a infância em Iúna, e seguiu para Vitória, onde fez Ensino Médio e se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Trabalhou como repórter para veículos de imprensa como A Tribuna, Folha Vitória, TV Assembleia e Veja.
Lançou os livros: “Vermelho” (2012), Editora Cousa. Novela. “Além das pernas”, (2015), Editora Pedregulho. Contos. “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (2017), Editora Cousa. Prosa poética. “Sem a Loucura não dá” (organização) (2017), Editora Cousa. Contos. “E se o mundo descostura?” (2023), Editora Maré. Infantil. “Suja” (2024), Editora Maré. Poemas.

A Mediadora:
Thalia Peçanha é produtora cultural, dramaturga e educadora social. Coordena o projeto Elas Tramam Diversas, desenvolvendo laboratórios de escrita voltados a identidades femininas, trans e não-binárias. Organizou o livro Debaixo do Pé de Manga no Centro Pop Cariacica, onde também atuou com oficinas de literatura e artesanato. É autora do espetáculo Carambolas – algumas verdades em memória de Dona Santa, além do curta Retalhos (2023) e das dramaturgias Carambolas (2022) e para se comer em chamas (2024).

Sobre a Quarta Poética:
Criado em 2018, o Quarta Poética foi um dos primeiros projetos culturais da Thelema. Com o objetivo de valorizar a produção literária do Espírito Santo, a iniciativa busca ampliar a visibilidade dos escritores locais e fomentar a formação de um público interessado na literatura.

Ficha Técnica:
Capa de Higor Ferraço
Edição da Maré Editora/ Gustavo Binda
Projeto gráfico e diagramação de Gustavo Binda
Prefácio de Manoel Herzog
Orelha de Mara Coradello
Revisão de Maria Gabriela Verediano e Ricardo Aiolfi
Assessoria de imprensa Lorena Meireles

Serviço:
Roda de Conversa: 16 de abril, quarta-feira, às 19h30.
O livro está disponível para venda no site da Editora Maré.
(https://www.editoramare.com/romance/bagunca)
Local: Espaço Thelema – Graciano Neves, 90 – Centro, Vitória.

🗞️ Informações à Imprensa:
Lorena Meireles (27) 99924-4304
[email protected]