Alunos de capoeira recebem novos uniformes em São Pedro

Alunos de capoeira recebem novos uniformes em São Pedro
Entrega dos matérias de capoeira em São Pedro

Investimento e incentivo ao esporte! Alunos do projeto “Capoeira na Comunidade – Grupo Beribazu”, do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de São Pedro, receberam, na noite da última sexta-feira (28), os novos uniformes que irão auxiliar no desenvolvimento das atividades, reconhecimento dos profissionais e identidade dos praticantes dessa modalidade.

Os uniformes, que passam a integrar o vestuário dos 45 alunos e dos professores do projeto, foram entregues as graduações – representadas pela corda usada na cintura pelos capoeiristas – , e permitirá a identificação do estágio de aprendizado e evolução de cada capoeirista.

Presente na comunidade há mais de 20 anos, o projeto é ministrado pelo Mestre Dedé. “É gratificante receber esse apoio da Prefeitura de Vitória, ver a capoeira sendo agraciada e vista pelo poder público. Eu iniciei o projeto de capoeira em 1999 em uma escola de lá pra cá eu recebi alunos que hoje são professores e multiplicadores da capoeira. São gerações que assim como eu estão recebendo pela primeira vez uniformes para a prática da capoeira. É bom ganhar espaço para apresentar aos munícipes a riqueza da capoeira”, disse o mestre Dedé.

Por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semesp), a PMV reconhece o papel social da prática esportiva na vida dos praticantes, os benefícios para a saúde e o valor cultural que modalidades como a capoeira trazem para a comunidade.

“A equipe técnica da Secretaria de Esportes e Lazer acompanhou de perto a modalidade e identificou as necessidades específicas que a prática desse esporte demanda. A partir desse estudo, a secretaria constatou a carência de investimentos que a modalidade enfrenta há anos. O que estamos iniciando não é algo pontual, mas sim uma ação contínua de apoio à capoeira, com investimento da política pública direcionado a essa modalidade”, pontuou o secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi.

Após a entrega dos uniformes, o Mestre Dedé, junto com os multiplicadores e os alunos de capoeira, promoveu uma roda de capoeira para celebrar o momento.

As entregas não param por aí. Os projetos localizados nos bairros Bonfim, São José, Santo Antônio, Resistência, Piedade e Fonte Grande também receberão os materiais.

Confira o cronograma de entregas:

Quarta  (03/07)

  • 1 Fonte Grande 19:30
  • 2 Santo Antônio 20:00

Quinta (04/07)

  • Piedade às 19:30

Projetos esportivos

Em 2023, com o intuito de conhecer, fomentar e fortalecer o esporte e as práticas esportivas entre os moradores e comunidades da capital capixaba, a Secretaria de Esportes e Lazer abriu seus canais de comunicação para receber histórias de projetos sociais voluntários voltados para crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Dentre os projetos sociais esportivos de várias modalidades, sete projetos de capoeira enviaram suas histórias e apresentaram seus projetos dentro das comunidades. A partir disso, a Secretaria de Esportes acompanhou cada um e identificou as especificidades e o impacto de cada projeto dentro de suas regiões de atuação.