Atividades educativas sobre a Mata Atlântica são realizadas para estudantes na Gruta da Onça

Atividades educativas sobre a Mata Atlântica são realizadas para estudantes na Gruta da Onça

A trilhas centenárias do Parque Natural Municipal Gruta da Onça recebem, na tarde desta terça-feira (04), um grupo de 35 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Maria de Novaes Pinheiro, do bairro Vila Betânia, localizado no município de Viana. Os estudantes terão a oportunidade de aprender mais sobre a Mata Atlântica a partir das atividades realizadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental.

A atividade faz parte das ações ofertadas pela Semmam, tanto para os moradores da capital quanto para os demais munícipes da Grande Vitória e até mesmo de fora dela, por meio de agendamentos junto aos Centros de Educação Ambiental (CEAs) espalhados pela cidade, que possibilitam o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, como o projeto “Mata Atlântica: Floresta que ensina”.

O projeto “Mata Atlântica: Floresta que ensina” possibilita às pessoas aprenderem sobre a preservação deste do bioma com vivências em espaços de floresta como o que compõe o Parque Natural Municipal Gruta da Onça, umas das unidades de conservação presentes na Área de Preservação Ambiental (APA) do Maciço Central de Vitória.

“A visita ao Parque Gruta da Onça possibilitará aos estudantes debater conhecimentos socioambientais e históricos de Vitória, contextualizados à realidade local, o que envolva a Região Metropolitana. Tudo isso em meio à Mata Atlântica de encosta, às nascentes e trilhas históricas presentes na unidade de conservação, que conta com uma estrutura moderna e aconchegante para acolher os visitantes”, enfatizou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

A gerente de Educação Ambiental da Semmam, Juliana Sardinha, destaca que as unidades de conservação, com estrutura as quais a Prefeitura de Vitória oferta, “contribui com as práticas educativas de muitas escolas dos municípios vizinhos à capital e, também de certa forma, com a adoção de práticas socioambientais sustentáveis para a capital”. A gerente reforça que não se pode dissociar a questão do uso da água, da energia, da destinação correta dos resíduos sólidos, que são pautas de interesse comum dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

SeMEAR

Desde a entrega das novas estruturas do Parque Gruta da Onça, localizado na região do Centro de Vitória, em novembro de 2022, as ações da Gerência de Educação Ambiental da Semmam estão sendo conduzidas a partir da Sede Municipal de Educação Ambiental Referência de Vitória (SeMEAR), localizada no parque e responsável pela gestão das políticas públicas de educação ambiental em suas interfaces formal e não formal dentro das relações institucionais nas mais variadas esferas de atuação.

“A SeMEAR, cumpre uma importante missão ao criar e fomentar nas pessoas, de todas as idades, o interesse pela sustentabilidade de nossa cidade e do meio ambiente sadio, e também promover a interatividade e o protagonismo socioambiental responsável”, complementa o secretário municipal de Meio Ambiente.

InterageVix

Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) da Semmam, e para atendimento à instituições de ensino, comunidades ou grupos que desejam parcerias para realização de projetos de educação ambiental ou visitas de cunho educativo nos parques da cidade que possuem Centros de Educação Ambiental (CEAs), basta entrar em contato pelos telefones (27) 3382-6536 / (27) 3382-6585(27) 3194-7579 ou buscar informações no Portal Interativo de Educação Ambiental IntErAge Vix.

Fonte: Prefeitura de Vitória.