Atlântica Ville recebe ação de combate ao mosquito nesta quarta-feira (03)
O combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya está a todo vapor na Capital. Na próxima quarta-feira (03) haverá mais um mutirão realizado pela Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e com a Central de Serviços. A concentração está marcada para às 7h30, em Atlântica Ville, Jardim Camburi.
Durante as “Quartas da Dengue” os agentes de combate às endemias realizam visitas domiciliares orientando os moradores sobre a doença, além de identificar, eliminar e tratar possíveis focos do Aedes aegypti.
Os Levantamentos de Índice de Infestação Predial Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) indicam que três em quatro focos do mosquito da dengue estão dentro das residências. Os recipientes que mais apresentaram larvas do mosquito eram pratinhos para vasos de plantas, ralos descobertos, lixos mal acondicionados, tonéis de água e pneus. Por isso é necessário a ajuda de toda a população no combate ao mosquito.
“Estamos atuando em três frentes: mobilização social, controle do mosquito e manejo clínico da doença. Já treinamos e capacitamos mais de 290 servidores entre médicos, enfermeiros e técnicos no manejo da dengue. O fumacê e as ações intersetoriais com a Central de Serviços complementam o trabalho fundamental dos agentes de endemias, que mapeiam os focos do mosquito. Porém, é preciso a mobilização de toda a sociedade para evitarmos a dengue. Vitória possui mais de 360 mil imóveis cadastrados, por isso a participação de todos é fundamental. O combate ao mosquito é coletivo, mas depende de ações individuais, precisa da ação de cada um de nós”, afirmou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini.
Ações
A Prefeitura de Vitória realiza uma série de ações voltadas ao combate do mosquito Aedes aegypti, como orientações e abordagens educativas em feiras e parques municipais, mutirões para retirada de entulhos e orientações sobre descarte correto de lixo, monitoramento periódico de centenas de charcos e bueiros utilizando larvicidas biológicos, carro fumacê e visitas domiciliares nos bairros onde há mais notificações de dengue ou reclamações pelo 156.
Desde março de 2023, Vitória passou a utilizar também drones para mapear imóveis onde há dificuldade do ingresso dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) ou para identificar os possíveis focos do mosquito em locais de difícil acesso para os Agentes. A partir das imagens, é feito um plano de acesso e roteiro para vistoria dos imóveis mapeados pelos agentes para identificarem possíveis criadouros e fazerem a eliminação, o tratamento focal e o trabalho de educação em saúde.
A participação popular é fundamental no combate ao Aedes aegypti. Para ajudar a população nessa importante tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist de combate aos mosquitos.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui