Biblioteca homenageia 100 anos da Academia Espírito-Santense de Letras
Na próxima segunda-feira (18), às 19 horas, ocorre mais uma edição virtual do “Encontro com o Escritor”, uma ação do projeto “Viagem pela Literatura”.
Neste mês, o encontro que é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, reunirá cinco nomes de destaque da literatura capixaba, em homenagem à Academia Espírito-Santense de Letras, que completou 100 anos no último dia 4 de setembro.
Com o tema “Centenário da Academia Espírito-Santense de Letras: A poética na narrativa”, Bernadette Lyra, Francisco Aurélio Ribeiro, José Roberto Santos Neves, Rômulo Felippe e Ester Abreu falarão sobre a instituição, suas experiências enquanto escritores e ainda uma análise do cenário literário no estado.
Para participar do evento, que é gratuito, basta acessar o canal do “Viagem pela Literatura” no YouTube no dia e horário marcados.
Conheça um pouco de cada um dos escritores do mês:
Bernadette Lyra
Escritora de ficção e professora de cinema, Bernadette Lyra é graduada em Letras, Mestre em Comunicação, Doutora em Cinema e Pós-doutora em Arte e Cinema pela Sorbonne, em Paris.
Desde 2016 ocupa a Cadeira nº 1 da Academia Espírito-Santense de Letras.
Seus romances, contos, crônicas e ensaios são protagonizados em sua grande maioria por mulheres fortes. “Gosto de expor o meu sentimento de ser, minhas vivências e circunstâncias histórico-culturais que cercam minha condição de escritora no Brasil”, explica a escritora.
Entre os seus títulos estão: “As contas no canto”, “O jardim das delícias”, “Aqui começa a dança”, “A panelinha de breu”, “A nave extraviada”, “Ulpiana” e “Tormentos ocasionais”.
Francisco Aurélio Ribeiro
Francisco Aurélio Ribeiro, professor universitário, mestre e doutor em literatura, atualmente é presidente de honra da Academia Espírito-Santense de Letras, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e pesquisador de literatura e história do Espírito Santo.
O escritor possui mais de 50 livros publicados, sendo vinte e três de literatura infantojuvenil e os demais de crônicas, historiografia e crítica literária.
José Roberto Santos Neves
Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de Música Popular Brasileira e gestor cultural, José Roberto Santos Neves tem dois CDs gravados e cinco livros publicados na área da música: “Maysa” (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa – 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira” (2007); “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015); e “O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões”.
O autor é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo.
Em função de sua contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.
Rômulo Felippe
Romulo Felippe, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, trocou, aos 11 anos de idade, uma bicicleta por uma “Olivetti” (máquina de escrever portátil), onde passou a datilografar seus primeiros “livretos”.
Dedicou 35 anos ao jornalismo impresso e televisivo. Foi repórter e editor de uma série de jornais e revistas, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, produzindo ao longo dos anos reportagens especiais por mais de 12 países.
Fazem parte da sua obra títulos como “Monge Guerreiro”, “Reino dos Morcegos” e “O farol e a tempestade”.
Ester Abreu de Oliveira
Professora emérita da Ufes e escritora, Ester Abreu possui doutorado em Letras Neolatinas e pós-doutorado em Filologia Espanhola.
É a atual presidente da Academia Espírito-Santense de Letras e atua nas áreas de teatro, poesia e narrativa das literaturas brasileira e hispânica.
Fazem parte de sua obra: poesias, ensaios, crônicas, memórias, produções infantis, didáticos, traduções e discurso em livros, antologias, revistas e jornais.
Ester também integra o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo, entre outras entidades culturais.
Reprodução PMV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.