Cais das Artes: Governador do Espírito Santo anuncia que entrega começa até o fim deste ano

Depois de 15 anos de espera, o Cais das Artes deve ser entregue ainda em 2025. O anúncio foi feito pelo Governador do Espírito Santo nesta quinta-feira (03/04). O resto da obra será entregue em abril de 2026.
O museu, que vai funcionar no prédio mais comprido, será entregue em dezembro deste ano. O teatro será entregue somente em abril do ano que vem.
Segundo o governador, mais precisamente, a obra será concluída em outubro de 2025. No entanto, podem ser necessários mais dois meses para instalar a automação e o acabamento.
Quanto ao teatro, a estimativa é a de que a obra seja concluído em abril de 2026. Apesar disso, as instalações de equipamentos adicionais pode exigir mais dois meses.
A empresa que realizará a curadoria do museu está sendo selecionada com participação da Organização dos Estados Ibero-Americanos. Em princípio, serão dois anos de gestão, que podem ser renovados.
O projeto original inclui teatro com 600 metros quadrados, com 1,3 lugares, e museu com espaço de 2,3 mil metros quadrados. Ademais, deve contar com auditório para 225 pessoas, salas de exposição, biblioteca, cantina, recepção, cafeteria e espaços para espetáculos e exposições ao ar livre. O custo total será de R$ 315 milhões.
Retomada
O museu começou a ser construído em 2010, no fim do segundo mandato de Paulo Hartung. O custo inicial estava previsto par ser de R$ 115 milhões, com previsão de entrega para 2012.
Segundo o Governador, a obra começou a ter problemas porque a empresa responsável, a Santa Bárbara, desistiu. Na ocasião, o Governo do Estado tentou outra licitação. A empresa Andrade Valladares venceu.
Em 2013, um novo contrato foi firmado para continuar a obra. Em 2015, o governo posterior decidiu paralisar a obra, que estaria com irregularidades na execução do projeto, inclusive com pagamentos indevidos.
em 2023, oito anos depois da paralisação e dois anos após a morte do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto, Casagrande anuncia a retomada do acordo judicial com a Andrade Valladares – Topus.
(Fonte: A Gazeta, A Tribuna. Foto: Divulgação.)

Jornalista, formado em Gestão Pública e especialista em planejamento e gestão estratégica e atua como empresário na área de comunicação e marketing político há mais de 15 anos.