Câmara de Vitória aprova projeto para a instalação da tecnologia 5G

Câmara de Vitória aprova projeto para a instalação da tecnologia 5G

A Central de Serviços divulgou, na segunda-feira (6), um balanço do número de solicitações feitas, este ano, ao serviço Papa-móveis. De janeiro a novembro, foram 7.980 chamados de atendimento para recolhimento de materiais em desuso, por moradores de Vitória.

Os produtos em condições de uso foram doados a 97 famílias, que haviam se cadastrado em um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) à espera desse ato. Para acionar o Papa móveis basta enviar mensagem para o número (27) 99693-8953, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou ligar para o serviço Fala Vitória 156.

O secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, reforça a importância dos moradores da cidade acionarem e divulgarem o serviço nos seus condomínios, entre familiares, vizinhos e amigos, contribuindo para acabar com os pontos irregulares de descarte. “Além de ser um ato de agressão ao meio ambiente, esse comportamento pode gerar multas para quem for pego em flagrante”, alertou Amorim.

O secretário disse, ainda, que dar destinação correta aos materiais em desuso, seja móveis, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos é muito mais do que trabalhar para deixar as ruas limpas e organizadas. “É exercício de cidadania, promoção da qualidade ambiental e respeito às futuras gerações”, afirmou.

LOGISTICA REVERSA

Os materiais recolhidos sem qualquer condição de uso ou reaproveitamento foram enviados para a logística reversa, que é a destinação final ambientalmente correta, de 100% dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos descartados em Vitória. Do volume de materiais recolhido pelo Papa-móveis, aproximadamente 90% (29,77 toneladas) estavam nessa condição.

“Apesar de o serviço existir, ser gratuito e atender a todo o município de Vitória, muita gente ainda prefere descartar o sofá usado, o fogão, o liquidificador ou qualquer outro móvel no lixo ou próximo de uma lixeira. Por isso, estamos intensificando as ações de fiscalização e apresentando as alternativas para o descarte desses materiais para os moradores da cidade”, lamentou o subsecretário de Serviços Urbanos, Leandro Moulin.

Os moradores podem fazer entrega voluntária na Unidade de Transbordo, que fica em Resistência, ou acionando o Papa-Móveis, por meio do 156 ou do WhatsApp (27) 99693-8953.

Reprodução PMV