Capital retorna com crianças dos grupos 3 e 4 para Cmeis no dia 2 de agosto

Capital retorna com crianças dos grupos 3 e 4 para Cmeis no dia 2 de agosto

Os brinquedos estão separados em kits individuais. As salas de aula, sempre coloridas, com o alfabeto e os primeiros números nas paredes, estão ainda mais limpas e com limite de crianças. Os grupos 3 e 4 dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) retornam para a escola no dia 2 de agosto.

Com mais pequenos nos Cmeis, que já contavam com os grupos 5 e 6, a organização será diferente. Isso significa que haverá revezamento, em modelo que está sendo definido pela Secretaria de Educação de Vitória (Seme).

“Estamos planejando e cuidando desse retorno com muito carinho. As crianças dos grupos 5 e 6 retornam para a escola no dia 20, e teremos um tempo para as famílias se reorganizarem, porque, até então, não havia revezamento na Educação Infantil. No dia 2 de agosto, voltamos com os grupos 3 e 4 para os Cmeis”, destacou a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner.

Protocolos

Em meio à pandemia do novo coronavírus, o cuidado e a dinâmica nos Centros de Educação Infantil também mudaram. Os brinquedos e materiais, que antes eram compartilhados, agora são individuais. A partir dos 3 anos, a criança precisa usar máscara, que será trocada após a alimentação.

Na porta do Cmei, o primeiro protocolo: aferição de temperatura. A higienização das mãos é feita nos lavatórios instalados pelas unidades de ensino. Antes de ir para a sala de aula, a orientação é trocar o calçado da criança por outro enviado pela família.

Matrículas

As famílias que ainda não solicitaram a matrícula de seus filhos na rede municipal de Vitória podem fazê-la em qualquer unidade de ensino. Basta comparecer ao local com os documentos de identificação do adulto responsável e da criança, comprovante de residência e a carteirinha de vacinação atualizada.

“É na primeira infância, até os seis anos de idade, que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade, que serão levadas por toda a vida. Por isso, a Educação Infantil é tão importante, ao proporcionar experiências, contato com os livros, convivência com a natureza e com outras crianças e descobertas do espaço em que elas vivem”, disse a secretária Juliana.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina que a Educação Infantil deve assegurar seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todas as crianças: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Calendário de retorno às aulas
20 de julho

Educação Infantil: crianças dos grupos 5 e 6
Ensino Fundamental: estudantes do 1º ao 9º ano do grupo laranja
Educação de Jovens e Adultos: estudantes do 1º e do 2º segmento
2 de agosto

Educação Infantil: retorno presencial das crianças dos grupos 3 e 4, com início do revezamento nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei)