Casa Porto sedia encontro internacional de Hip-Hop no próximo sábado

Casa Porto sedia encontro internacional de Hip-Hop no próximo sábado

Nascido em solo americano, mais precisamente no Bronx, em Nova Iorque, o Hip Hop se espalhou pelo mundo e agora será grandemente celebrado na capital. Dando continuidade às ações da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado no último dia 20, a Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro de Vitória, recebe neste sábado (27), a partir das 14h, o evento “Hip Hop Rua 027 – Festival de Hip Hop Universal”.

Segundo a organização, a Universal Zulu Nation (UZN), o objetivo é reunir arte, performances, bate papo, feira de empreendedorismo cultural, grafite, literatura, slam, vídeos, fotografias, músicas e oficinas artísticas em celebração aos 47 anos da cultura Hip Hop e 48 anos da UZN.

A comemoração que é chancelada pelo próprio criador da cultura Hip Hop, o DJ, cantor, compositor, produtor e ativista Afrika Bambaataa promete fazer da Casa Porto, no sábado, o templo desta rica arte no Brasil.

“A juventude do mundo todo conseguiu ter voz ativa por meio do HIP-HOP e queremos propagar essa cultura de paz reconhecida internacionalmente pela ONU e Unesco. Vamos propagar toda a sua linguagem, estética e ética cidadã”, afirmou o DJ Nattydread, coordenador do festival e responsável pela Nação Zulu no Espírito Santo.

“Atuamos em diversos estados do Brasil. Aqui no Espírito Santo, estamos desde a cidade de Vitória ao norte capixaba compartilhando saberes, conhecimento e fomentando produções artísticas independentes por onde o Hip Hop chega”, completou Nattydread.

A cultura Hip-hop

O Hip-hop é uma expressão cognitiva, criativa e emotiva idealizada por jovens ocidentais de ascendência africana e latina, que buscam sucesso e significado nas realidades sociais de suas vidas, caracterizadas pela pobreza e pelo racismo, usando-a como um potente modo de comunicação artística, musical, física, visual e espiritual.

O encontro que acontece de 14 às 20 horas, e que possui entrada franca, reunirá ainda representantes das comunidades Quilombolas do Sapê do Norte do Estado, Indígenas, LGBTQI+, empreendedores, fazedores de cultura, arte educadores, professores, cineastas e artistas urbanos.

As atividades acontecem com todas as normas de proteção ao Covid-19, indicadas pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras e de álcool gel.

Serviço
“Hip Hop Rua 027 – Festival de Hip Hop Universal”
Quando: Sábado (27), de 14 às 20 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro (antiga sede da Capitania dos Portos)Entrada Franca e uso de máscara obrigatório

Reprodução PMV