Centro de Vitória recebe evento para mulheres
Quem passou na manhã dessa terça-feira (22) pela praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, pôde participar do evento “Vitória da Mulher: Rede Centro em Defesa de Todas, que é uma ação articulada pela rede socioassistencial do município. A região do Centro, que engloba dez bairros, possui 7,6 mil famílias cadastradas. Por mês, só o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Centro, atende mais de 300 pessoas.
A coordenadora do Cras Centro, Danielli da Silva Lima, explicou que a ação englobou todos os serviços e equipamentos abertos à população na região central – Cras, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Projeto Caminhando Juntos (Cajun), Projovem, Banco de Alimentos, ações da Saúde, Cidadania e Direitos Humanos e instituições civis não-governamentais – para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no território.
Para a participante do coletivo Projovem, Tainara Lima dos Santos, de 15 anos, o ambiente da praça deixou as conversas mais descontraídas para falar de assuntos sérios e importantes. “A equipe de saúde, por exemplo, falou sobre as formas de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis e de cuidados pessoais, que fortaleceram ainda minha vontade de ser enfermeira”, comentou ela.
Tainara falou, também, que desde passou a frequentar o Projovem do Centro aproveita as manhãs para buscar inspiração para sua vida, acompanhando o trabalho e a dedicação da educadora que atua com o grupo. “Tenho três sonhos: ser enfermeira, advogada e fotógrafa. Sei que se estudar muito posso conseguir. A educadora me inspira e incentiva muito”, comentou Tainara.
As amigas Raquel e Rosimeire dos Santos Ribeiro fizeram questão de destacar a importância da ação para que as mulheres saibam que têm uma rede de apoio. “Participo de um projeto (Raízes) que tem me ajudado muito nas minhas questões, principalmente, ligados aos temas sobre violência e meus direitos”, comentou Resimeire.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, considera que no mês de março estão sendo desenvolvidas várias atividades no intuito de fortalecer os direitos das mulheres no município de Vitória. “Conhecer direitos e a rede protetiva, incluindo a socioassistencial faz diferença na vida das mulheres e de suas famílias”, reforçou.
Reprodução PMV
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui