Centro de Vitória recebe um mural de Mulheres que fizeram história no ES

Centro de Vitória recebe um mural de Mulheres que fizeram história no ES

No Dia Internacional da Mulher uma importante entrega foi realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), na manhã desta terça-feira (8): o mural “Marias do Centro”.

A obra localizada na Rua Sete de Setembro, no Centro da cidade, próxima ao Morro da Fonte Grande, integra o corredor cultural proposto pela Semc que vem sendo executado pelo coletivo Cores que Acolhem.

O projeto recebe apoio da lei de auxílio cultural Aldir Blanc.

Na ocasião estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini acompanhado do secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, membros do coletivo e também moradores dos bairros.

Com a palavra, Luciano agradeceu ao apoio recebido pela comunidades da Piedade e da Fonte Grande e avaliou como positivo o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria.

“Muitos políticos, inclusive aqui da região passaram em diferentes gestões e mandatos, mas nunca se verificou um embelezamento com arte para essa área de Vitória. Nós com pouco mais de um ano de trabalho, já estamos mudando esse cenário resgatando a identidade cultural dessa região, que sempre foi riquíssima nas mais variadas manifestações artístico culturais. Vale lembrar também que tudo isso acontece com artistas locais, que têm em ações como essa a oportunidade de verem os seus trabalhos reconhecidos”, afirmou o secretário.

O prefeito da capital iniciou sua fala parabenizando as mulheres pelo dia e se disse emocionado diante da nova obra da Secretaria de Cultura.

“Ao chegarmos aqui não tem como não nos sentirmos emocionados. Não é discurso de ressignificação, não é discurso de revitalização, é trazer vida, é trazer brilho nos olhos, é trazer esperança para as pessoas de dias melhores. Todos que passarem por aqui, quando olharem para esse painel verão mulheres extremamente presentativas para a sociedade e principalmente saberão que é um local em que o poder público, que a prefeitura de Vitória tem cuidado, tem zelo, tem dedicação e carinho”, afirmou Pazolini.

Mural "Marias do Centro" na rua Sete

Homenageadas

O mural “Marias do Centro” homenageia cinco grandes personalidades femininas que fizeram história no Espírito Santo. São elas:

Maria Ortiz (1604-1646) – Considerada a primeira jovem heroína do estado, teve papel fundamental no combate aos invasores holandeses ao Estado no século XVII. Registros apontam que faleceu em 1646, aos 42 anos de idade.

Maria Verônica da Pas (1948-1996) – Médica psiquiatra, militante do movimento negro e propulsora do movimento de mulheres negras no Espírito Santo. Foi precursora em várias frentes da luta feminina. Foi idealizadora e primeira coordenadora do Museu Capixaba do Negro (Mucane), situado no Centro Histórico de Vitória. Após a sua morte, o espaço passou a se chamar Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas.

Maria Stella de Novaes (1894-1981) – Cientista e historiadora responsável por retratar, em livros, a história do Espírito Santo. Foi professora de desenho, caligrafia, ciências naturais e história natural. Uma das fundadoras da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, publicou obras sobre botânica, pedagogia, história, folclore e literatura.

Carmélia Maria de Souza (1936-1974) – Jornalista e uma das mais importantes cronistas do Espírito Santo, foi pioneira nas atitudes de liberdade e afirmação dos direitos da mulher. Considerada a “Cronista do Povo”, teve seus escritos reunidos na obra póstuma “Vento Sul” (1976).

Maria Saraiva – Uma das mais tradicionais figuras populares de Vitória no final do século XIX, foi doceira, negra, ex-escrava, empreendedora de sucesso e devota de São Benedito. Em 1938, foi homenageada pelo prefeito Américo Poli Monjardim ao virar nome de uma das ruas do Centro. Morreu em 1912.

O projeto

De acordo com o coordenador do Coletivo Cores que Acolhem, Stefan Marques, a criação artística tem o objetivo de reverenciar o empoderamento feminino e a importância da mulher na sociedade capixaba.

O mural é uma das obras que compõe um corredor de mais de dois quilômetros de murais sobre temas relacionados às tradições do Centro, tendo como base pesquisas realizadas no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, com a participação de historiadores da instituição.

“Marias do Centro” recebe a assinatura dos artistas Dani Tintori, Natália Tonon e Renata Nunes.

Ao final do Projeto “Cores que Acolhem – Colorindo o Centro”, previsto para o mês de abril, será lançado um catálogo, em formato virtual e físico, reunindo todos os murais pintados dentro desse corredor cultural, para registro de memória e encaminhamento a bibliotecas e arquivos públicos.

Mural "Marias do Centro" na rua Sete
Reprodução PMV