Cerimônia de posse dos membros do Conselho de Política Cultural de Vitória ocorre na Fafi

Cerimônia de posse dos membros do Conselho de Política Cultural de Vitória ocorre na Fafi

Tomaram posse na noite da última quarta-feira (11) os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Vitória (CMPC). A cerimônia aconteceu no auditório da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

Ao todo, foram nomeados 14 representantes titulares e 14 suplentes do poder público, e 14 representantes titulares e 14 suplentes da sociedade civil, para o biênio 2021-2023. O conselheiro Valdir Castiglioni Filho foi o eleito para a presidência da nova gestão.

O secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno, parabenizou o conselho anterior pelos trabalhos realizados, e deu boas vindas aos novos membros se colocando à disposição para dialogar e construir junto com o CMPC. “Enxergamos a cultura de modo macro. É por meio dela que somos capazes de transformar a sociedade e construir cidadãos conscientes. Seguiremos juntos avançando na elaboração de ações amplas, efetivas e democráticas. Parabéns ao novo conselho e contem comigo”, afirmou o secretário.

Música, Teatro e dança marcam cerimônia

A abertura da cerimônia de posse foi marcada por apresentações dos alunos de música, teatro e dança da Fafi.

Luana Leocadio, aluna de dança, apresentou o solo “Impulso” com coreografia do professor Gil Mendes. A seguir, Ricardo Silva Sebastião, aluno de música da professora Gabriela Queiroz, apresentou “Partita 3”, de Bach, para violino solo. Encerrando as atrações da noite, com teatro, os alunos Antonio Marx, Ebran Huntington, Ci Mello, Josilene Nery e Thaynara Bromenchenkel, apresentaram a esquete “Manifesto”, uma construção coletiva a partir do texto “O Pão do Povo”, de Bertolt Brecht.

Presidente eleito do Conselho – Valdir Castiglioni Filho

Função do Conselho

Compete ao Conselho a formulação, acompanhamento e análise da política de desenvolvimento cultural do município de Vitória. Também é de responsabilidade do órgão, fiscalizar as ações de cultura na capital, emitir e analisar pareceres sobre questões ligadas à área e colaborar na articulação das iniciativas entre organismos públicos e privados.

Composição

O CMPC é formado por 56 conselheiros, 28 titulares e 28 suplentes. A sociedade civil é representada por 14 integrantes, escolhidos por entidades ou áreas culturais de Vitória, como: artesanato, teatro, dança, circo, música, literatura, patrimônio e arquitetura, audiovisual, artes visuais, instituição não governamental, agremiação carnavalesca, cultura popular e Cadeia Inovadora e Produtiva da Cultura.

O mandato, não remunerado, é de dois anos, sendo possível somente mais uma nomeação.

Reuniões

As reuniões do conselho têm normalmente periodicidade mensal. Quando necessário, são marcadas também reuniões extraordinárias, convocadas por sua presidência ou solicitadas por dois terços de seus membros.

Reprodução PMV