Clima natalino toma conta dos Centros de Convivência e abrigos de Vitória

Clima natalino toma conta dos Centros de Convivência e abrigos de Vitória
Festa de final de ano no Centro de Convivência do Centro de Vitória

O clima natalino tomou conta dos Centros de Convivência (CC) para crianças, adolescentes e idosos de Vitória. Até o final deste mês, os espaços realizam diversas ações que unem a alegria da data à essência do serviço, que é o fortalecimento dos vínculos familiares.

Os Centros de Convivência estão decorados e muitos estão ainda mais animados com a presença das famílias dos usuários que são convidadas a participar dos Encontros de famílias e confraternizações de final de ano. Outros estão levando os resultados do trabalho desenvolvido com os seus usuários para apresentações em outros espaços.

Como foi o caso do Centro de Convivência Bela Vista. Na última quarta-feira (13), a equipe levou coral de crianças e adolescentes que participam de atividades no espaço ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Darcy Vargas. O objetivo foi apresentar o serviço às crianças matriculadas no Cmei.

Encontro de Família

Crianças, adolescentes e idosos dos Centros de Convivência do Centro, Bonfim e Romão, junto aos seus familiares, se uniram num grande Encontro de Família, denominado “A Casa é Nossa”, no Centro de Convivência do Centro de Vitória. O evento foi recheado de apresentações de música, teatro, duetos de flauta, coral, culminando com a cantata natalina das crianças e adolescentes do Bonfim.

Antes mesmo do início das apresentações, Isack dos Passos Nascimento, de 76 anos, já era só alegria. Ele falou que participar das atividades e ações promovidas pelos Centros de Convivência foi uma das melhores coisas que aconteceram em sua vida de idoso. “Aprendi a me relacionar melhor com as pessoas e ter um autocuidado”, disse ele.

Lila Rigo, 75, aponta que conviver com a turma (referindo-se às amigas do grupo de idosos do Romão) é muito bom. “Participar do grupo é garantia de bom bate-papo, convivência e aprender muita coisa”, falou ela. Ao ser questionada se nesse aprendizado incluía conhecimentos sobre direitos da pessoa idosa, Lila disse: “Eu já conheço meus direitos, tenho minha cartilha sempre à mão. Está em casa, mas num lugar fácil de encontrar”, afirmou a idosa.

Quanto à participação da família, Lila disse que os filhos moram em Vila Velha e pouco comparecem nas atividades do espaço, mas a neta, de 29 anos, é sempre presença garantida. Já a idosa Aurenita da Cruz Campos estava acompanhada da filha Sandra Helena e da bisneta Amanda (6), mas geralmente conta ainda com os bisnetos Luiz Henrique (18) e Helen Vitória (18).

“Os netos e bisnetos adoram vir e estar com ela. Ela (a mãe) sempre foi sociável, mas depois da pandemia e da aposentadoria ficou um pouco retraída. Agora, está interagindo bem”, comentou Sandra Helena. Cercada de familiares também estava Juraci Menegatti, 82. Ela foi acompanhada do filho Deslande, a nora Rosimar e o bisneto Benjamin.

Na avaliação da família, participar das atividades do espaço de convivência a deixou de bem com a vida. “Ela ganhou mais qualidade de vida. Volta para casa de bom humor”, afirmou o filho. E é só conversar com Juraci para confirmar. Ela até tem visto um lado positivo de usar cadeira de rodas. “Por eu usar cadeira de rodas as pessoas se aproximam, interagem comigo e até elogios tenho recebido”, disse ela, relatando elogios ao seu sorriso feitos por um policial.

O espírito natalino e das festividades está presente, também, nos acolhimentos institucionais de Vitória.

Nesta sexta-feira (15), os usuários de abrigos institucionais de alta complexidade vão assistir à apresentação da orquestra filarmônica, no teatro Glória. À tarde, esses usuários receberão o cuidado de médicos voluntários do Hospital Universitário Cassimiro Moraes (Hucam), que vão organizar um lanche especial para o grupo.

Também nesta sexta-feira (15), o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Consolação faz a festa de confraternização natalina com as famílias acompanhadas pelo espaço.

Na segunda-feira (18), a partir das 18h30, a festa será um jantar no Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias, chamado de Abrigo 1. Os acolhidos vão ter um jantar especial de confraternização produzido pelo chef Hugo Grassi, da Hugo Grassi Gastronomia e Fábrica de Chefs, especialista em culinária capixaba e italiana.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, celebrar o Natal é mais uma oportunidade de comemorar as conquistas individuais e coletivas, além de aproveitar para atuar no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. “Desta forma, estamos dando mais passos para que nossos usuários construam pontes para sua autonomia e garantia de direitos”, disse a secretária.

 

Aurenita, Sandra Helena e Amanda na confraternização no Centro de Convicência Centro