Com ações da gestão Pazolini, Vitória alcança o topo de capital humano no Brasil
Vitória é líder entre todas as cidades brasileiras no pilar “capital humano” do Ranking de Competitividade dos Municípios.
O levantamento, divulgado nesta terça-feira (20) pelo Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que ampliar a qualificação da mão de obra é essencial para aumentar a produtividade, a competitividade e o desenvolvimento econômico e social local.
Complementar ao pilar de Educação, ele avalia de forma mais direta a formação dos indivíduos para o mercado de trabalho, considerando indicadores como taxa bruta de matrícula no ensino técnico, profissionalizante e superior, além da qualificação dos trabalhadores em emprego formal.
Com peso de 7,6% no Ranking de Competitividade dos Municípios, o pilar mostra a importância de investir em pessoas para garantir crescimento sustentável.
“Isso se deve a vários fatores, como funcionamento eficiente da máquina pública, boa gestão fiscal e um melhor ambiente regulatório. A qualificação profissional é um caminho poderoso para transformar vidas, e muitos cidadãos de Vitória têm tido a chance de seguir por ele”, comemorou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Qualificação
O município, por meio da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), oferece oportunidades reais de crescimento e autonomia para centenas de pessoas.
Desde 2022, foram disponibilizadas mais de 5.700 vagas, com quase 4 mil pessoas qualificadas para o mercado de trabalho formal e empreendedor, nas áreas de tecnologia digital, gastronomia, mecânica automotiva e de motos, elétrica automotiva, mecânica de refrigeração, mecânica de ar-condicionado, metalmecânica, educação, beleza, saúde, confecção, gestão, administrativa, construção civil, humanas e comércio.
Um dos projetos que oferecem qualificação profissional aos cidadãos é o “Trabalho Qualificado: Atendimento Aprovado”, lançado em 2023, que oferece cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades do Senai e do Senac, instituições reconhecidas nacionalmente pela excelência no ensino.
“A iniciativa tem mudado a vida dos participantes, ao unir formação de qualidade e acesso gratuito ao conhecimento, fortalecendo o mercado de trabalho e melhorando o atendimento ao consumidor”, comenta Luciano Forrechi, secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho.
Outro destaque é o QualificaVix Comunidades, que amplia o acesso à capacitação e fomenta novas oportunidades de renda, especialmente entre os jovens. Os cursos de marketing e redes sociais abrem portas para um mercado cada vez mais digital, preparando os alunos para se comunicar, empreender e se destacar profissionalmente.
O Projeto Futuro Brilhante traz um diferencial importante: oferece transporte gratuito, material didático e uniforme aos alunos, garantindo condições iguais para todos.
Os recursos que financiam todos eles vêm do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, e Vitória é o único município do Espírito Santo que o utiliza para investir diretamente na cidade, promovendo o aprimoramento das relações de consumo entre prestadores de serviço e clientes.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.




