Com ações da gestão Pazolini, Vitória é 2ª capital com maior índice de desenvolvimento na Educação, aponta FIRJAN

Com ações da gestão Pazolini, Vitória é 2ª capital com maior índice de desenvolvimento na Educação, aponta FIRJAN

A capital capixaba continua registrando resultados significativos na Educação. Dessa vez, Vitória foi destaque no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). Divulgado no último dia 8 de maio, o estudo coloca Vitória como a segunda capital com o maior indicador na Educação, atrás apenas de Curitiba. No índice geral, onde além da educação também são considerados os pilares de emprego e renda e saúde, a capital se destacou como a 3ª mais desenvolvida do país.

De acordo com a Firjan, o IFDM Educação foi desenvolvido para avaliar tanto a oferta quanto a qualidade da educação básica em escolas públicas e privadas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O indicador considera variáveis como o percentual de crianças de até 3 anos matriculadas em creches, a adequação da formação dos professores que lecionam no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a oferta de educação em tempo integral, as taxas de abandono escolar e de distorção idade-série, além do desempenho dos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Fundamental.

Com base nos indicadores e na escala de desenvolvimento, Vitória registrou um índice de 0,7934, estabelecendo-se como segunda melhor capital, atrás apenas de Curitiba, que registrou 0,8394. É o melhor resultado de Vitória na série histórica do IFDM, iniciada em 2013.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, falou com orgulho sobre mais um indicador positivo. “Esse é o melhor resultado desde o início do IFDM, em 2013 — um marco que evidencia o compromisso da nossa cidade com a qualidade do ensino público. Essa conquista não é apenas da Secretaria, é de cada professor, cada gestora e gestor escolar, cada profissional da rede, dos nossos estudantes e das famílias que caminham conosco. O resultado que coloca Vitória como sendo a terceira capital mais desenvolvida do país, reforça que a educação caminha de mãos dadas com a saúde, o emprego e a renda”, completou.

O IFDM
Vitória foi reconhecida como a 3ª capital mais desenvolvida do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM). Com nota geral de 0,8200, Vitória ficou atrás apenas de Curitiba e São Paulo, se destacando nos pilares de emprego e renda, saúde e educação.