Comissão de Esporte da Câmara recebe representantes das academias de jiu-jitsu

Comissão de Esporte da Câmara recebe representantes das academias de jiu-jitsu

As dificuldades das academias de lutas de Vitória, especialmente de jiu-jitsu foram tema da reunião da Comissão de Esporte da Câmara nesta sexta-feira (24/09). O pacote de investimentos de R$ 1 bilhão, anunciado por Pazzolini contará com aplicações para o Esporte, segundo adiantou o Secretário de Esportes, Sandro Parrini.

O presidente da Comissão, vereador Duda Brasil (PSL) recebeu o secretário de Esportes de Vitória, Sandro Parrini, o presidente da X-Combat, Paulo Costa de Jesus, e os atletas e professores Sebastião Oliveira, Jonathas Monteiro e Júlio Cesar de Jesus pra discutir as perspectivas para o esporte de lutas em Vitória.

O Secretário de Esportes de Vitória, Sandro Parrini, contou que a Prefeitura anunciou um pacote de investimentos de R$ 1 bilhão. “A saúde, a educação e o esporte, todas as áreas serão beneficiadas”, disse. “Em relação ao Centro de lutas, estamos trabalhando para levar a parte administrativa para outro local, de preferência no Tancredão. Estamos trabalhando para retornar com nosso Centro de Lutas”, assegurou Parrini.

Paulo Costa de Jesus, presidente da X-Combat, contou a história do jiu-jitsu que iniciou-se com o aprendizado da luta de um samurai e veio para o Brasil pela famíia Gracie e Fadda, que criaram o “brazilian jiu-jitsu”. “Nossa luta é ter o apoio das autoridades para que o ‘brazilian jiu-jitsu’ seja reconhecido como patrimônio nacional”, disse Paulo.

Ele detalhou o problema enfrentado pelos professores de jiu-jitsu que tiveram que fechar suas academias com a pandemia por ser esse um esporte de contato. “O fechamento levou os professores à completa insolvência, a processos judiciais.. Temos consciência que a Federação de Esporte não tem capacidade para resolver isso sozinha, mas queremos encontrar uma solução juntos com as autoridades ligadas ao esporte”, falou Paulo Costa.

Ele convidou as pessoas a acompanharem o Campeonato Brasileiro X-Combate de Jiu-jitsu neste sábado (25/09).

O Secretário de Esportes, Sandro Parrini, adiantou que há um Plano de reestruturação geral do complexo do Tancredão, com ampliação dos equipamentos. “A atenção que o Tancredão e os esportes vão receber nessa administração, jamais nenhuma outra gestão deu. Queremos transformá-lo num dos maiores e melhores Centros Esportivos do país”, afirmou o secretário.

Essa atenção especial para o esporte é o que espera o atleta Sebastião Oliveira. Ele contou sua trajetória; de quando veio do Nordeste para Vitória e precisou dormir num posto de gasolina e comer resto de comida.. Hoje ele é professor de jiu-jitsu e tem sua academia. “O esporte junto com a igreja são as únicas coisas que salvam das drogas, da prostituição.. O esporte prepara as crianças e os jovens para serem homens e mulheres de bem para a sociedade. Quereremos contribuir mais e mais com o esporte”, afirmou.

Na luta dentro e fora do tatame, o professor Jonathas Monteiro contou que põe recursos próprios para as academias e seus alunos. “Muitas vezes comprei quimonos e investi nas crianças que são o futuro do Brasil. Muitas vezes trabalhamos com recursos próprios, vamos atrás de patrocinadores para um dia dizer que nosso Brasil está melhorando por causa dessas crianças”.

Duda parabenizou o trabalho deles, e a contribuição que eles fazem ao esporte.

Júlio Cesar de Jesus, representou o Professor Agnaldo Goes, que chegou do Rio de Janeiro trazendo o jiu-jitsu para o Estado para ajudar as crianças. “Lembramos que, dentre os esportes de luta, o jiu-jitsu é o que mais forma o caráter, o cidadão, a criança e o adolescente. Acreditamos que através desse esporte conseguimos dar uma vida melhor para eles”. Ele falou das dificuldades dos professores em se sustentar e da importância de um projeto para ajudá-los.

O servidor Wallace Gomes, que é professor de jiu-jitsu em Cariacica, deu seu depoimento. “O esporte mudou muito a minha vida. Comecei a praticá-lo em 1997, com o professor Agnaldo Goes e o jiu-jitsu moldou meu caráter e fez a diferença em minha vida”.

Duda Brasil lembrou que o esporte gera emprego e renda através das competições e que a cidade precisa ter uma estrutura para acolher os atletas e as pessoas que vêm assistir as competições. “É de grande importância trazer isso aqui, pois a Comissão está aqui para mostrar para a cidade como o esporte é importante para moldar o caráter das pessoas”, disse.

O vereador divulgou o “Vitoria Beach Day”, evento de para desporto na praia, nesse sábado (25/09) e um passeio ciclístico para conscientização do trânsito no domingo (26/09).

Reprodução PMV