Comunidade de Andorinhas comemora ordem de serviço para reurbanização da orla

Comunidade de Andorinhas comemora ordem de serviço para reurbanização da orla
Apresentação de balé em Andorinhas

A Prefeitura de Vitória deu ordem de serviço para iniciar a elaboração dos projetos básico, executivo de engenharia e de execução das obras de urbanização da orlas dos bairros Andorinhas, Santa Luiza e Pontal de Camburi, no final da tarde deste domingo (30).

As obras totalizam 47 mil metros quadrados de intervenções e terão custo total de R$ 50 milhões, valor dos cofres públicos municipais. O prazo de conclusão é de dois anos. A notícia empolgou quem mora na região.

“Eu sou comerciante e acredito que a orla vai fazer com que possamos aumentar meu negócio, pois teremos mais clientes. Nossa orla é linda, só precisa que olhem para o nosso bairro”, contou Lucimar de Araújo, comerciante e moradora de Andorinhas.

Além de música, o evento contou também com apresentação de balé das crianças do bairro. “Eu moro aqui há 12 anos e tenho um filho que vai aproveitar essa nova estrutura. Isso tudo nos deixa ansiosos para ver pronto logo logo”, conta Josi Romani, moradora.

Para o prefeito Lorenzo Pazolini, é uma data para se festejar. “Este momento é para celebrar a igualdade. A Reta da Penha não vai mais dividir a cidade, não vai ter mais descaso e nem falta de respeito com os trabalhadores de Andorinhas. Organizamos as contas da prefeitura e colocamos em Andorinhas e trouxemos escola de tempo integral, asfalto, a praça do Esculacho reformada e o campo sintético com estrutura oficial. Preparamos Andorinhas para fazer a obra de reurbanização da orla, o dinheiro já está no caixa e vai mudar a realidade do povo de Vitória”, enfatizou o Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

 

O projeto foi pensado desde o começo junto com os moradores e secretários da gestão atual. O objetivo maior é atender ao que é necessário para a comunidade.

“Essa ordem de serviço é um sonho. Temos o festival de gastronomia que vai poder ser ampliado, as famílias vão poder aproveitar, ter lazer  e oportunidade de empreender. Isso é algo que achei que eu nunca iria viver. É histórico para os moradores”, afirma, emocionado, Guaracy Rocha, presidente da associação de moradores de Andorinhas.

Esta é a terceira etapa de um conjunto de obras denominado Projeto Vitória de Frente para o Mar, que tem como objetivo de requalificar as orlas da cidade de Vitória, por meio do desenho urbano com calçadas, ciclovias, píeres, atracadouros, jardins, mobiliário urbano, implantação e reforma de equipamentos públicos, bem como de ações de melhoria da mobilidade urbana da região e o fomento das atividades econômicas que potencializem os atrativos turísticos e viabilizem alternativas de geração de renda para os moradores, tais como restaurantes, quiosques e pontos de pesca.

Orla 2C

Na área de intervenção de 47 mil metros quadrados estão propostas a criação de uma via carroçável compartilhada junto à orla do bairro Andorinhas, complementando a malha viária do bairro, a ampliação do passeio com decks ao longo de toda a orla, rampas para subida de barcos, arquibancadas alagáveis e atracadouros, uma guarderia de barcos sob a ponte, bem como a implantação de equipamentos de lazer e esportes.

Orla 1A

Na primeira etapa do Projeto Vitória de Frente para o Mar a Nova Orla de São Pedro – Fase 1A será entregue no dia 4 de julho. O investimento é de R$ 96.033.385,96, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID e contempla os bairros São Pedro e Ilha das Caieiras – 1,16 km.

Neste trecho foram construídos estacionamento, paisagismo, passeio contínuo com calçada, ciclovia, decks, arquibancadas alagáveis, rampas e cinco atracadouros. Será construído ainda o Centro de Pescado, anexo do Museu do Pescador, praça do Caboré, queimadores de mariscos, área de manutenção de barcos, praça da quadra, e Rua Viva.

Orla 1B

A segunda etapa da orla de São Pedro que beneficia as orlas dos bairros Santo André, Redenção, Nova Palestina e Resistência, totalizando quatro quilômetros.

A ordem de serviço foi assinada no último sábado (29). O investimento é de R$107 mil, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID. Serão 28 meses de obras na modalidade de contratação integrada (elaboração de projetos e execução de obras).

Orla do Canal de Camburi

Na última quinta-feira (27), foi assinado o contrato para elaboração de projetos e execução das obras da primeira etapa da urbanização da orla do Canal de Camburi. O investimento é de R$ 220 mil com prazo de 720 dias para execução.

O Canal de Camburi é o trecho entre as pontes Governador Carlos Lindenberg – conhecida como ponte da Passagem – até as pontes Ceciliano Abel de Almeida e Petrônio Portela – conhecidas como ponte de Camburi. A primeira etapa contempla – ao Norte – o trecho da orla a partir da rua Alberto Bela Rosa em Pontal de Camburi até as pontes e o mesmo trecho ao Sul os bairros Santa Luiza e Praia do Canto.

O Canal de Camburi terá uma orla com marina, atracadouros, quiosques, restaurantes, passarelas e travessia do canal. O projeto urbanístico tem o objetivo de proporcionar a integração social, potencializar a economia e valorizar o cenário ambiental e paisagístico do local.

A infraestrutura projetada cobre cerca de 3,3 km de passeio público para pedestres e ciclistas que será construído sobre a água, margeando as bordas do canal, totalizando cerca de 32 mil m² de área construída. O empreendimento integra o Projeto Vitória de Frente para o Mar, que conta com obras em fase final de conclusão, frentes de trabalho em fase de contratação e empreendimentos em fase de projeto.

Orla da avenida Beira Mar

O trecho beneficiado fica entre o Clube Álvares Cabral e a antiga sede do Clube Saldanha da Gama. A requalificação/ reurbanização do espaço busca promover a acessibilidade plena, por meio de percursos seguros e confortáveis; a implantação/ melhoria de equipamentos que atendam a demanda de lazer, descanso e contemplação dos moradores do entorno e usuários do espaço a valorização do potencial paisagístico.

As intervenções visam ainda: a apropriação das áreas pela comunidade, valorizando-a como local de entretenimento e convívio social; aumento do poder de atratividade da avenida Av. Beira-Mar, melhorando as condições de vida e de lazer da comunidade e a melhoria e adequação da infraestrutura das ciclovias, de forma a priorizar o modal cicloviário em detrimento ao de automóveis, estimulando a utilização deste meio de transporte.