Concessionária de energia alerta para cuidados com a rede elétrica no réveillon
Queima de fogos, festas ao ar livre e muita animação são marcas registradas do Réveillon. No entanto, as celebrações exigem atenção redobrada, especialmente no que diz respeito à segurança com a rede elétrica.
Durante a festa, os cuidados devem ser dobrados ao soltar fogos de artifício, que devem ser manuseados cautelosamente, longe das pessoas e da rede elétrica, para que não haja acidentes. Além do risco à vida, essa prática pode provocar a interrupção no fornecimento de energia, inclusive de serviços essenciais.
É importante lembrar que objetos metálicos, como as serpentinas e balões, em contato com a rede elétrica podem causar curto-circuito, falta de energia e até mesmo romper fios e cabos. Os postes não devem ser utilizados para fixação de enfeites ou decorações.
A EDP reforça ainda que não são permitidas ligações clandestinas. “Além de ser crime, as ligações clandestinas aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Caso seja necessário, os responsáveis pelos eventos devem procurar a distribuidora de forma antecipada com a documentação adequada e pedir ligações provisórias, que serão realizadas por técnicos da concessionária”, explica o gestor da EDP, Roberto Miranda.
– Não utilize os postes da EDP para fixar ornamentações.
– Observe a existência da rede elétrica e tome cuidado para não a tocar.
– Não faça ligação clandestina, pois é crime e aumenta o risco de acidentes com a rede.
– Nunca lance artefatos (serpentinas, balões, entre outros) na rede elétrica, sejam metálicos ou não.
– Para evitar riscos de choques ou acidentes, não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas. E nunca manuseie equipamentos eletrônicos com o corpo molhado e sem usar calçados.
– Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos no solo.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui