Contação de histórias marca terceiro dia da semana de aniversário da Biblioteca Municipal de Vitória

Contação de histórias marca terceiro dia da semana de aniversário da Biblioteca Municipal de Vitória
Aniversário de 81 a os da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, localizada no Centro Histórico de Vitória, completa, na próxima sexta-feira (29,) 81 anos de existência e os festejos no templo literário e símbolo da cultura na capital seguem a todo vapor, desde a última segunda-feira (25).

Na tarde desta quarta-feira (27), a instituição recebeu em sua sede, no Casarão Cerqueira Lima, duas ações do premiado projeto “Viagem Pela Literatura”: “Encontro com o Escritor” e “Contação de Histórias”.

Anfitriã do “Encontro”, a escritora capixaba Lilian Menenguci recebeu o público, por volta das 14h30, para desbravar “Os medos de Lili”, junto aos estudantes, de 5 a 11 anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Menino Jesus e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paula.

Na sequência, também do projeto “Viagem pela Literatura”, aconteceu a contação de histórias, com as contadoras do Grupo Chão de Letras, Alzira Bossois, Eliana Zandonade e Luciana Merçon.

Quem esteve presente durante as atividades, junto às crianças e escritores, foi o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhado do secretário municipal da Cultura em exercício, Tiago Benezoli e da secretária municipal da Educação, Juliana Rohsner.

“Eu fico muito feliz de podermos celebrar essa data tão representativa que marca a história da Biblioteca. Esse lugar de educação e de formação social. Nosso objetivo é fazer com que os jovens que por aqui passam saiam com o compromisso, para além dessa geração, de construir uma sociedade melhor que saiba cuidar de todo o mundo”, declarou o prefeito.

“Acredito muito no livro como poder de transformação, um poder de humanização a partir da literatura para que a gente comece realmente a tocar a vida das pessoas”, completou Juliana.

A programação especial elaborada pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em comemoração ao aniversário da Biblioteca, que vai até a próxima sexta-feira (29), inclui, além de ações do projeto “Viagem pela Literatura”, rodas de leitura, contações de histórias, encontro com escritores e lançamento de livro.

“Nessas mais de oito décadas a Biblioteca se consolidou como um dos mais fortes e representativos espaços da Cultura na capital e no estado. Nosso acervo composto por milhares de obras é referência para todo o Espírito Santo e até mesmo para o país. Aqui neste local além de difundirmos a literatura abrigamos a história do nosso povo”, afirmou Tiago.

As sete vidas

Amanhã (28), às 19 horas, tem lançamento de livro no Casarão. Luciano Máximo e Felícia Scabello lançam a obra “As sete vidas”. A ocasião contará ainda com apresentação musical e com um recital poético de microfone aberto.

Literatura e teatro

Encerrando a programação, na sexta-feira (29) às 19h30, está a atividade “Viver o Livro ao Vivo e em Cores”, com o grupo teatral Gota, Pó e Poeira.

A trupe apresenta a peça teatral “Estórias de um povo de lá” baseada nos contos “A terceira margem do rio”, “A menina de lá” e “As margens da alegria” do livro “Primeiras histórias” de Guimarães Rosa.

As atividades acontecem em horários variados. Confira a programação:

Quinta-feira (28)

Lançamento do livro “As Sete Vidas” com apresentação musical e sarau poético a partir das 19 horas (na sede da biblioteca).

Sexta-feira (29)

Viver o Livro ao Vivo e em Cores às 19h30 (na sede da biblioteca).

Onde fica a Biblioteca Municipal

Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim – Casarão Cerqueira Lima – Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro Histórico de Vitória

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas

Mais informações: (27) 3381-6926

 

Fonte: PMV