Cooperação Sindical: Retorno das Coletas na Grande Vitória com Consenso
Apesar da concordância entre as partes, somente após validação das bases sindicais da categoria é que a paralisação pode ou não ser suspensa
Depois de sete horas de reunião, o sindicato dos coletores de lixo (Sindilimpe) e da associação estadual das empresas de limpeza urbana (Selures) entraram em consenso em relação à greve da categoria. Assim, foram aprovadas melhorias para a classe responsável pela coleta de lixo, mas que necessitam de aprovação das bases sindicais da categoria.
Caso seja aceita, a paralisação pode ser suspensa ainda nesta terça-feira (23). A decisão foi tomada no fim da tarde terça com a mediação da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Caso seja definido o retorno dos coletores, ainda será necessário a apresentação do ofício em assembleia-geral da corporação trabalhista para aprovação final. Segundo o Sindilimpe, a reunião pode ser feita somente daqui a uns dias, porém os trabalhadores continuarão indo às ruas realizar a limpeza.
Uma das propostas é a equiparação salarial dos garis de municípios localizados em regiões do interior do Espírito Santo com o valor pago aos trabalhadores de Aracruz.
A reivindicação inicial era do salário ser o mesmo dos coletores da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Mas, na mesa de propostas e contraproposta foi aceito igualar a remuneração dos aracruzenses, que mesmo sendo menor do que a da Capital, é maior do recebido em outros municípios.
Já o reajuste salarial, uma das mudanças mais requisitadas, foi deliberada para ser de 7%. A porcentagem é 8% menor do que o solicitado inicialmente pelo setor de limpeza urbana.
Veja o que foi acordado na mediação:
- Reajuste de 7% para garis;
- Equiparação salarial dos municípios do interior com o valor pago os funcionários de limpeza urbana de Aracruz;
- Reajuste de 9% para coletor (que recolhe os sacos de lixo) e jardineiro;
- Reajuste de 9% para encarregados, supervisores e líderes de turma;
- Redução da carga horária dos garis de seis para oito horas diárias, para novos contratos;
- Café da manhã no valor de R$ 5,00
“A reunião avançou bastante e foram diversas horas de negociação, com vários pontos de impasse. Conseguimos evoluir nas conversas e o que foi apresentado pelo mediador do Ministério do Trabalho e Emprego foi aceito pelos trabalhadores e patronais. Agora os trabalhadores precisam validar em assembleia”, informou o superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Candeias da Silva.
Após a mediação, o sindicato está percorrendo as bases e para deliberar sobre a proposta. As conversas continuam nesta quarta-feira, 24. A nova proposta será encaminhada para avaliação da categoria em uma assembleia, que será realizada na próxima quarta-feira (31), às 16 horas, na sede do Sindilimpe-ES, em Vitória.
Até lá, se a categoria avaliar essa nova proposta como positiva, o movimento grevista pode ser suspenso.
Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Distribuição do conteúdo para grupos segmentados no WhatsApp. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente no seu celular. Clique Aqui