Corrida da Mulher leva conscientização para a orla de Camburi
Neste domingo (12), a Praia de Camburi ficou lotada e animada com os participantes da 10ª edição da Corrida e Caminhada da Mulher. Foram duas opções de percurso: 5 e 10km. Todas as duas com premiações para os três primeiros lugares tanto para o público masculino quanto para o feminino.
“Eu já venho treinando firme há dois anos e estou evoluindo a cada dia que passa. Chegar em primeiro lugar nos 5km é uma sensação maravilhosa, de correr, de visualizar o pórtico e receber os aplausos. Foi incrível”, destacou a corredora Maísa Loss.
Quem também conseguiu ocupar o primeiro lugar no pódio de 10 Km foi a Fabiana Domiciani. Ela, que é corredora de rua há cinco anos e meio, destaca que esse pódio foi mais um para a sua trajetória. “Estou muito feliz, foi uma prova em que eu coloquei como um treino, mas me superei. Consegui o primeiro lugar geral. Gostaria de parabenizar o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini pela organização do evento e pela corrida maravilhosa”.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que também esteve presente no evento e participou da corrida, falou da importância de acontecimentos como esse: “É um momento importante para o esporte e a saúde. A corrida das mulheres é um evento também de conscientização. Nós temos uma reunião de pessoas que trazem mulheres importantes da cidade de Vitória para um momento único. Nós estamos aqui em um local magnífico, na Avenida Dante Michelini e próximo à nossa praia de Camburi fazendo um encontro de gerações. Então, nós temos aqui idosos, pessoas com deficiência, um evento inclusivo, sem custo nenhum que a Prefeitura prepara com muito carinho para as mulheres capixabas.”
Cerca de 700 participantes estiveram reunidos com o objetivo de mobilizar a população e chamar atenção às desigualdades de gênero, dar visibilidade à trajetória das mulheres em sua luta por seus direitos, além de estimular os munícipes a terem uma vida saudável através da prática de esportes.
Dona Zizi Vieira aproveitou o evento para celebrar mais um ano de vida e mais uma corrida de rua. No auge dos seus 83 anos completados hoje, ela destacou a importância da atividade física:” Eu faço corrida, teatro, toco em banda, eu pinto o sete. E deixo um recado para essa juventude que só quer ficar deitada: Erga a tua cabeça, levanta esse nariz pra cima e vamos em frente que atrás vem gente”.
Resultados
– Categoria Paralímpica visual feminino 5km
– Categoria Paralímpica físico feminino 5km
– Categoria Paralímpica físico masculino 10km
A corrida foi uma iniciativa da Prefeitura de Vitória e fez parte da programação especialmente elaborada em celebração ao dia 8 de março. No momento de inscrição, os participantes puderam optar por correr ou realizar a caminhada, sendo dez quilômetros, até o Memorial Araceli, ou cinco quilômetros, até a avenida Adalberto Simão Nader.
Embora a corrida tenha sido em homenagem ao dia internacional das mulheres, os homens também marcaram presença e fizeram bonito. Em primeiro lugar geral nos 5Km tivemos como vencedor o Abílio Cardoso que pratica corrida de rua há cinco anos. “É a primeira vez que eu ganho uma prova, não tem nem como explicar o que estou sentindo”. Nos 10 Km, quem levou a melhor foi o Diego Barbosa, natural da Bahia e morador da capital há 6 anos. Ele conta que descobriu a corrida de rua e se apaixonou: “Esse esporte tem me favorecido muito e hoje, graças a Deus, eu vim aqui participar dessa prova e mais uma vez, consegui o primeiro lugar. Estou muito feliz com o resultado.”
A inscrição foi gratuita e os participantes foram incentivados a doar kits de absorventes íntimos, que serão distribuídos posteriormente pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.