CRAI Celebra 28 Anos de Atendimento no Dia Internacional da Pessoa Idosa

CRAI Celebra 28 Anos de Atendimento no Dia Internacional da Pessoa Idosa

Uma tarde emocionante para celebrar a vida e o direito ao envelhecimento. Assim foi a festa de comemoração dos 28 anos anos do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso de Vitória (Crai)  e pelo Dia Internacional do Idosos, celebrado neste domingo (1º) que aconteceu nesta sexta-feira (29), no CRAI de Vitória.

Para a diretora do espaço, Priscilla Yumi, a comemoração é importante para valorizar o papel da pessoa idosa na sociedade. “O principal objetivo do Crai é contribuir para que as pessoas idosas possam viver com qualidade de vida. Após tantas contribuições para a sociedade, passando valores e conhecimentos para as novas gerações, é importante ter qualidade de vida também nessa etapa. Por isso, a equipe do local atua de forma comprometida e com uma visão integral da saúde dessas pessoas, tendo sempre em mente que elas também são importantes para suas famílias, amigos”, afirmou Priscilla.

A festa teve início com uma tocante apresentação de saxofone promovida por Hélio de Moraes. O senhor, que vai completar 102 anos em novembro desse ano, encantou a todos ao tocar as músicas “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Somewhere over the rainbow”, tema do filme O Mágico de Oz, e “Oh, Minas Gerais”.

“Escolhi essas músicas com muito carinho. Pra mim foi uma honra tocar aqui. Fiquei tão alegre de eu, idoso, poder participar da comemoração desse serviço, que valoriza tanto a pessoa idosa. Parabéns a todos do Crai.”, disse emocionado.

Durante a festa, o fisioterapeuta Carlos Artur Machado Vidal fez todos se mexerem com um exercício coreografado, parecido com uma dança. “É como uma brincadeira coletiva, em que eles trabalham a movimentação, a memória e também interagem e socializam”, explicou.

A equipe ainda fez reflexões com os participantes sobre o processo de evelhecimento e como é importante valorizar essa etapa da vida. “Todos queremos envelhecer. Esse é um processo moderno, uma vez que hoje em dia, todos querem viver cada vez mais e com qualidade. Por isso é necessário realçar esse desejo pela vida em todos nós e valorizar nosso tempo que é hoje”, disse Jane Martins, psicóloga do Crai.

A terapeuta ocupacional Adriana de Liporatti e a assistente social Olga Maria do Nascimento encenaram e leram o texto “A Bagagem da Vida”, no qual emoções e experiências são comparadas a bagagens que as pessoas carregam pela vida. Segundo a metáfora do texto, emoções como raiva, medo, desânimo pesam na mala que se leva, enquanto amor, alegria, esperança e coragem deixam a mala muito mais leve, e que, portanto, de tempos em tempos, é preciso observar a bagagem que se leva pela vida e escolher o que continuar levando e o que retirar da mala.

Um dos pacientes do CRAI que prestigiou o evento, o fotógrafo Almir de Souza Oliveira, 68 anos, elogiou muito a festa e o serviço. “Depois que sofri um AVC (acidente vascular cerebral), tive dificuldades para dormir, para andar, passei a ter descoordenação motora… Mas graças ao CRAI voltei a andar, voltei a passear pela cidade. A equipe aqui é fantástica e nos ajuda demais”, contou.

Referência

O CRAI funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e oferece atendimento em geriatria e gerontologia, destinado a pessoas idosas com idade acima de 60 anos, moradoras do Município de Vitória, com agravos de saúde e comprometimento da capacidade funcional.

O atendimento é realizado por equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por: geriatras, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeutas ocupacionais e auxiliares de enfermagem.

O encaminhamento ao CRAI é feito pelo médico na Unidade Básica de Saúde do Município de Vitória, do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

Fonte: Prefeitura de Vitória.